Games polêmicos existem de monte. Carmageddon chegou a ser proibido no Brasil, ao fazer com que o jogador ganhasse pontos toda vez que atropelasse alguém com um carro. Grand Theft Auto quase levou a produtora Rockstar à falência, tamanho o número de processos relacionados a série de sucesso, cujo mote é assaltar e matar para se tornar um mafioso bem sucedido.


 


A bola da vez é o recém-lançado Mendigogame, um jogo online gratuito em que o objetivo é ser um mendigo bem-sucedido nas rua da capital espanhola Madri. O game é a versão de um jogo alemão de grande sucesso lançado há dois anos, e que já ganhou “filiais” nas ruas de Paris e Londres.


 


Logo na sua primeira semana de estreia, Mendigogame atraiu 25 mil jogadores espanhóis. A média atual é de 1.000 novos mendigos  por dia. Esses números foram o suficiente para que três ONGs espanholas defensoras dos direitos humanos começassem a protestar contra o site.


 


Antes que o game fique fora do ar, o Virgula jogou um pouco Mendigogame e tentou fazer sucesso como um pedinte pelas esquinas madrilenas. Já adiantamos: não deu lá muito certo.


 


DÁ UM DINHEIRO AÍ?


 


O 1º passo do jogo é o cadastro. É necessário dar um nome ao seu mendigo, informar sua data de aniversário e uma conta de e-mail, para que o sistema lhe envie um link de confirmação.


 


A segunda coisa a se saber sobre Mendigogame é que nele o capital é essencial. Quanto mais objetos e habilidades adquiridos, melhor será o seu avatar. No começo não se tem nada nos bolsos, então é preciso fazer uns cursos gratuitos em “Cursillo”. São noções básicas de defesa, ataque e destreza. Cada curso leva menos de 1 minuto.


 


Essas habilidades valem tanto para o mendigo quanto para o seu animal de estimação – no começo é uma barata, mas depois se pode comprar peixes e cachorros (que podem ser treinados para fazerem truques circenses, a fim de lhe ajudar a faturar uns trocados a mais).


 


Aos poucos vai se ganhando algumas moedas. Use-as para comprar alimentos e bebidas no supermercado – o menu exibe o seu atual grau etílico. Com o tempo, pegue itens básicos para a sobrevivência de um mendigo – um carrinho de supermercado para guardar todas as tralhas encontradas na rua é um must!


 


Também é recomendado “investir no futuro”: cursos que ensinam a falar melhor, a se comunicar socialmente, a afanar carteiras e a tocar instrumentos musicais. Tais “habilidades” deixam o morador de rua mais forte e apto a ganhar mais esmolas. O dinheiro acumulado pode chegar ao extremo de comprar um canto para morar em um bairro mais nobre (com esmolas melhores, leia-se) ou mesmo roubar um banco – que vai levar uns 40 minutos, então é bom que o mendigo esteja com todos os cursos em dia para saber fugir e bater na polícia. Também custa caro comprar planos de saúde. Mendigo chique, bem!


 


Também é recomendável saber fazer escambos, como vender garrafas usadas, para ganhar uns trocados. Mais uma vez, o dinheiro é o que move o personagem do jogo. Para se aventurar de verdade no game é preciso tempo e contatos – ter amigos à sua lista o ajudará nas esmolas. Alguns podem até fazer doações.


 


Basicamente, essa é a sinopse de Mendigogame. Trata-se de um game online curioso e divertido, por que não? Sua polêmica acontece apenas na teoria, pois não há nenhuma ação dentro dele.


int(1)

Jogamos Mendigogame, o jogo que é a polêmica do momento