O Barcelona nomeou hoje o craque holandês Johan Cruyff, ex-jogador e ex-treinador do clube catalão, como seu presidente de honra, anunciou o diretor-geral corporativo, Joan Oliver.

A decisão foi tomada por unanimidade da junta diretora do Barça e a pedido do presidente do clube, Joan Laporta. “A junta considerou que Cruyff reúne todos os requisitos, como jogador e como treinador, como pessoa inspiradora ou fundadora de um modelo que nos levou ao sucesso nos últimos anos”, explicou Oliver.

O futebol europeu tem tradição neste tipo de nomeação. Em 1984, o Manchester United escolheu sir Bobby Charlton como seu presidente de honra; no Real Madrid, Alfredo di Stéfano tem este título desde o ano 2000, enquanto Franz Beckenbauer é o presidente de honra do Bayern de Munique desde o ano passado.

Johan Cruyff é a segunda pessoa a receber a distinção de membro de honra do Barça. A primeira foi Joan Gamper, fundador do clube e seu sócio número um. Segundo Oliver, o cargo conferido ao holandês é “um reconhecimento honorífico”.

“Trata-se de reforçar o papel institucional e não tem nenhuma implicação no cotidiano do clube. (Cruyff) não vai ter nenhuma função específica, é simplesmente uma categoria protocolar”, explicou.

Johan Cruyff chegou ao Barcelona em 1973 depois de jogar pelo Ajax e ficou no clube catalão até 1978. Depois, o holandês retornou ao Barça como técnico em 1988 e ficou no cargo até 1996. Neste período, conquistou quatro títulos espanhóis, uma Copa do Rei, uma Recopa Europeia, além da primeira Liga dos Campeões da Uefa do clube, em 1992.


int(1)

Johan Cruyff é nomeado presidente de honra do Barcelona