Muntazer al-Zaidi, o jornalista iraquiano que ficou famoso no mundo todo ao jogar seus sapatos no então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou nesta terça-feira (13) ao aeroporto de Genebra (Suíça) com um visto de turista, informou a emissora Suisse Romande.

O jornalista, que virou herói no mundo árabe e passou nove meses preso em Bagdá por causa da tentativa de agressão, desembarcou de um voo procedente de Beirute, onde tinha busca abrigo semanas após sua libertação.

Acompanhado de seu irmão, o jornalista iraquiano foi recebido por seu advogado em Genebra, Mauro Poggia.

Na semana passada, Zaidi tinha obtido da Suíça um visto turístico que lhe permitirá, em um primeiro momento, permanecer três meses no país.

O advogado do jornalista disse que Zaidi tem planos de criar uma fundação com sede em Genebra para divulgar a experiência que o povo iraquiano vive desde a ocupação do país, em março de 2003.

Depois de ser libertado da prisão em Bagdá, Zaidi afirmou que foi torturado e manifestou a intenção de fixar residência na Suíça, país conhecido pela neutralidade e que não apoiou o conflito no Iraque.

O jornalista também disse ter interesse em reunir as famílias iraquianas afetadas pela ocupação americana e processar o ex-ocupante da Casa Branca George W. Bush.


int(1)

Jornalista que jogou sapatos em Bush chega a Suíça após ameaças

Sair da versão mobile