A Fundação Procon de São Paulo divulgou nesta terça-feira (10) que a taxa média de juros cobrados pelos bancos para empréstimo pessoal atingiu em novembro o menor nível desde setembro de 2004. O estudo aponta número de 5,17% ao mês, sendo que cinco anos antes era de 5,14%. Em outubro, a média ficou em 5,21%.
 
Os números indicam que aos poucos as instituições começam a repassar para seus clientes as reduções dos juros feitas pelo Banco Central.  Entraram na pesquisa os dez principais bancos que atuam no país: Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
 
Por outro lado, os juros do cheque especial não sofreram alteração em sua média desde agosto, ficando em uma taxa mensal de 8,79%.
 
Apesar da redução no empréstimo pessoal, somente um banco realizou corte dos juros: Banco Real, reduzindo de 6,00% para 5,63%. As menores taxas seguem sendo da Caixa Econômica Federal, de 4,39%, seguida pela Nossa Caixa e pelo Banco do Brasil, ambos a 4,48%.


int(1)

Juros de empréstimo pessoal são os menores em 5 anos

Sair da versão mobile