O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), disse nesta quinta-feira (14/05) estar “muito satisfeito” com sua visita a Tóquio, onde viajou para fortalecer os laços comerciais entre Brasil e Japão e tentar avançar em projetos de desenvolvimento de transporte no país.

Em entrevista coletiva, Kassab disse que um dos motivos de sua viagem é avançar na iniciativa do trem bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo.

Um consórcio japonês formado pelas companhias Mitsubishi, Mitsui, Toshiba e Kawasaki já mostrou seu interesse na construção desta linha, com orçamento estimado em US$ 9 bilhões.

Kassab disse também que, durante sua estadia no Japão, entre 11 e 17 de maio, vai aproveitar para estudar o sistema japonês de monotrilho para a possível implantação de um projeto semelhante na cidade de São Paulo, e que trocou informações sobre a gestão da rede de metrô.

O prefeito disse que, nesta visita, não espera conseguir apoio financeiro concreto, “mas estabelecer grupos de trabalho para avançar nestes projetos bilaterais pendentes” e propiciar a criação de novas colaborações.

Outras parcerias

Kassab, que viajará ainda hoje a Osaka para comemorar os 40 anos de São Paulo como cidade-irmã dessa localidade do centro do Japão, fechou durante sua estadia em Tóquio um acordo com a Câmara de Comércio Brasileira no Japão para habilitar em suas instalações uma sala especial de São Paulo para atender potenciais investidores.

Segundo o prefeito, esta medida servirá para “agilizar o fluxo de informações” entre as duas partes e ajudar o investimento japonês no Brasil, outro motivo de sua viagem.

Kassab, que se reuniu também em Tóquio com o primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, e com o prefeito da capital, Shintaro Ishihara, disse que também começaram a trabalhar com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica, em inglês) para avançar em projetos do meio ambiente e transporte.

O prefeito de São Paulo manteve também um encontro com o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, que recentemente visitou o Brasil.

Em Osaka, Kassab inaugurará uma exposição de fotos de São Paulo e depois, em Nagóia (centro do Japão), participará da feira Expo Business 2009, entre os dias 15 e 17.


int(1)

Kassab visita Japão para impulsionar projetos de transportes

Sair da versão mobile