A Frente para a Vitória, legenda da presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner, perdeu nos principais distritos e não tem mais o controle no Parlamento, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (29) com mais de 95% dos votos apurados.

Francisco De Narváez, líder da coalizão de peronistas dissidentes e conservadores União-PRO, venceu a eleição de deputados na província de Buenos Aires, o maior distrito do país, com 34,58% dos votos contra 32,11% a favor do ex-presidente Néstor Kirchner, marido e antecessor de Cristina na presidência.

Segundo estimativa do jornal Clarín, o governo de Cristina perdeu 22 de suas 137 cadeiras na Câmara e outras quatro no Senado.

Os resultados das eleições de domingo (28), em que foi renovava metade das 257 cadeiras de deputados e um terço das 72 do Senado, mostram que a Frente para a Vitória perdeu a maioria parlamentar, embora tenha se mantido como principal força política apesar do avanço do Acordo Cívico e Social e da União-PRO.

Com os resultados, a legenda Acordo Cívico e Social passará a ser a segunda força política com 76 cadeiras de deputados, 15 mais que as atuais, enquanto a União-PRO só somará 11, e chegará a 25, se tornando o terceiro grupo majoritário.

No Senado, o Governo se manterá como força majoritária seguido pelo Acordo Cívico e Social, com 23 cadeiras (mais sete) e por peronistas dissidentes que mantiveram sua representação e ficaram com nove.

Os novos legisladores vão tomar posse no dia 10 de dezembro.


int(1)

Kirchner obtêm 30% dos votos em legislativas e perde controle do Congresso

Sair da versão mobile