Os escoceses são conhecidos pelos bons whiskeys, mas dessa vez é uma micro-cervejaria que está chamando atenção. Nessa quinta-feira (22) a cervejaria Brew Dog anunciou o lançamento da “The end of History” (O fim da História em português), a cerveja mais forte do mundo. O teor alcoólico dessa loira é de 55%!

Mais forte do que a maior parte dos whikeys (44), vodkas (45) e até cachaças (49)*, a cerveja artesanal “The end of history” recebeu esse nome em referência ao autor Francis Fukuyama. Para ele a democracia capitalista seria o último estágio da evolução humana, por isso o fim da história. Os pretensiosos mestres cervejeiros da Brew Dog, Martin e James, ambos com 27 anos, acham que sua última criação é o fim da evolução das cervejas.

Se é o fim da evolução não dá para saber, mas é a mais peculiar, e provavelmente a mais cara. As garrafas custam £500 (arminho) e £700 (esquilo cinza), equivalente a R$ 1350 e R$ 1890. 

Peraí, arminho? Esquilo cinza? Isso mesmo. Cada uma das garrafas é embalada com um animal empalhado pelo taxidermista Tony Armitstead. Mas a Brew Dog garante que o produto continua ético, pois os animais morreram de causas naturais ou foram recolhidos na estrada.

cerveja, teor alcoolico, cerveja mais forte do mundo, cerveja mais cara do mundo, brew dog, the end of history, animais empalhados, garrafa, esquilo (Foto: Divulgação/Brew Dog)

Veja mais fotos em detalhe das garrafa dessa cerveja tão peculiar

O preço alto se justifica pelo método de produção, com o congelamento gradual do líquido, permitindo que a água cristalize e seja filtrada, deixando o álcool intacto. Esse procedimento minucioso é repetido sete vezes. Os ingredientes selecionados para essa Ale belga também são especiais: amoras frescas de juníperas e urtiga das Highlands escocesas.

Mas o preço teoricamente compensa, uma vez que deve ser tomada em quantidades diminutas, como um destilado forte. Por isso a garrafa pode ser lacrada novamente, sendo consumida em doses curtas durante anos, se o consumidor agüentar.

Se quiser comprar a sua vai ter que correr, apenas 11 garrafas foram produzidas, 7 arminhos e 4 esquilos.

Veja o vídeo divulgado pela Brew Dog tentando explicar o porque dos esquilos…

*Médias de teor alcoólico segundo artigo do Wikipédia.

Sem mais artigos