A noite da quinta-feira (23) na Califórnia, Estados Unidos, reservou uma boa notícia para os produtores brasileiros de etanol. Isso porque o Conselho de Qualidade do Ar do Estado da Califórnia (Carb) aprovou a regulamentação do Padrão de Combustível de Baixa Emissão de Carbono (LCFS, da sigla em inglês). Isso deve beneficiar a entrada do combustível brasileiro nos EUA. A LCFS exige a redução das emissões de dióxido de carbono e outros gases que provavam efeito estufa em 10% até 2010 no estado.

O representante da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) na América do Norte, Joel Velasco, informou que a votação acabou por volta das 22 horas do horário de Brasília e teve nove votos favoráveis e apenas um contrário. O texto sofreu modificações em relação ao original.

Entre as mudanças, destaque para que diz respeito aos cálculos sobre o efeito indireto que o uso da terra para a produção de biocombustíveis terá na emissão de carbono. Por conta de controvérsias, essa metodologia será refeita e aperfeiçoada, já que gerava discussões entre produtores de etanol de cana-de-açúcar como nos produtores de etanol de milho.

Segundo Velasco, os cálculos feitos pela Carb mostram que o etanol de cana, modelo brasileiro, é o que mais reduz a emissão de gazes no meio-ambiente. “A expectativa é que essa medida aprovada na Califórnia aumente a demanda por etanol de cana nos próximos anos”. Pelas contas, o etanol emite 90% menos gás carbônico do que a gasolina.

O principal motivo da necessidade de um novo cálculo é o fato da cultura de cana no Brasil passar por um processo de queimada, o que a Amazônia também é impactada com isso. No entanto, falta o Carb considerar que parte do cultivo da cana ser em antigas regiões de pastagens, além do fato que o setor produz energia elétrica limpa através de biomassa.

Velasco ressaltou que deverão ser considerados nestes cálculos as políticas rígidas que estão sendo implementadas, como o fim das queimadas dos canaviais, o aumento da colheita mecanizada e a expansão da cogeração de energia via bagaço de cana.

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está a um clique daqui!


int(1)

Lei que favorece etanol brasileiro é aprovada na Califórnia

Sair da versão mobile