O líder norte-coreano, Kim Jong-II, sofre de câncer de pâncreas, segundo informou nesta segunda-feira (13) a rede de televisão sul-coreana YTN, em meio às especulações sobre o enfraquecimento da saúde do dirigente comunista.

Segundo fontes de espionagem da Coreia do Sul e da China citadas pela televisão sul-coreana, Kim, de 67 anos, foi diagnosticado com um câncer de pâncreas, em agosto do ano passado, ao mesmo tempo em que, segundo os serviços de inteligência americanos e sul-coreanos, o líder sofreu um suposto derrame cerebral.

Segundo a rede de televisão, fontes de saúde de Pequim disseram então ao líder norte-coreano que lhe restavam menos de cinco anos de vida, no máximo, inclusive no caso de Kim ser operado.

Até agora Kim sofria de diabetes e tinha problemas de coração.

Há duas semanas o Ministério da Defesa sul-coreano disse que Kim Jong-II piora após ter sofrido o derrame cerebral.

Nas imagens publicadas recentemente o líder norte-coreano apareceu mais magro e com menos cabelo.

Além disso, Kim Jong-il apareceu recentemente com chinelos, em vez dos saltos que costumava utilizar, a fim de facilitar seus movimentos.

Devido a esta mudança de calçado, e ao aspecto de maior fraqueza do líder, de acordo com as últimas imagens publicadas, os meios de comunicação chineses disseram que a saúde de Kim parece estar se deteriorando.


int(1)

Líder norte-coreano Kim Jong-II sofre de câncer no pâncreas, diz TV