Entre baixar um filme ilegalmente na web e alugá-lo numa locadora online, com a comodidade de receber a cópia em casa, sem precisar sair do sofá nem pra fazer a devolução, parece que muito cinéfilo tem preferido a segunda opção. Melhor ainda se além de alugar o filme ainda tiver como assisti-lo em streaming, pelo próprio computador.



Essa é a proposta das locadoras virtuais, muito comuns nos Estados Unidos e presentes no Brasil há mais ou menos cinco anos. “Quando voltei ao País em 2003, após trabalhar no Vale do Silício, na Califórnia, me peguei discutindo com a minha mulher sobre quem sairia de casa pra devolver o DVD. Aí lembrei que nos EUA era só passar a mão no telefone e alguém vinha buscar a cópia em casa. Foi quando resolvi criar a Netmovie”, conta Daniel Topel, diretor geral da empresa que é a maior do Brasil na categoria.



No ar desde 2007, no começo de agosto a Netmovie estreou o serviço de transmissão de filmes pela internet – em streaming – chamado NetMovies Live. Ele complementa as áreas de atuação da empresa, que além do aluguel de DVDs, também oferece cópias em Blu-Ray. “Inicialmente, serão 100 filmes em streaming, mas essa quantidade subirá diariamente. No final do ano, planejamos estar com 2,5 mil filmes disponíveis”, explica Daniel.



A ideia é permitir o acesso gratuito, desde que o usuário seja cadastrado na locadora. “Estamos ainda em período promocional, por enquanto qualquer um pode entrar e assistir. Depois o serviço só será disponível aos nossos usuários”, conta. Daniel ainda explica que não é necessário baixar nenhum tipo de programa para assistir filmes na íntegra e a conexão banda larga exigida é mínima. 



Com um acervo de 18 mil filmes, a empresa não é a primeira no Brasil a apostar na transmissão online, porém parece ser a operação mais audaciosa, pela quantidade de títulos que pretende distribuir.



Além da NetMovie, já existe no mercado brasileiro empresas como a BlogPix, da ZeroUm, e a TV Terra, do portal Terra. O Mundo Fox, por sua vez, veicula capítulos de séries do canal, como “Os Simpsons” e “24 Horas”, online e de graça.



Download legal
Recentemente, para comemorar os 15 anos do seriado Friends, a Saraiva Digital (serviço de download para aluguel e compra de filmes pela web) colocou à venda episódios isolados da série. Os vídeos, de aproximadamente 30 minutos de duração, podem ser adquiridos via download e cada um custa R$ 3.90. Caro, diga-se de passagem. O arquivo da loja virtual conta com 236 episódios ao todo.



Apesar da iniciativa da Saraiva, que permite que filmes sejam alugados com prazos de expiração de 24 horas ou 48 horas, com preços que variam entre 4,90 reais e 6,90 reais por download, parece que baixar um título legalmente ainda é a forma menos procurada pelo usuário brasileiro, por uma série de motivos. Entre elas, a proteção DRM, que não permite fazer uma cópia pra o computador.



“Não acho que seja fácil baixar um filme pela internet, não para a maioria. O que eu percebo é que as pessoas querem cada vez mais conveniência. Muita gente não tem tempo para ver a quantidade de filmes que gostaria, então o tempo que têm deve ser um momento de prazer, sem preocupações – é colocar o DVD escolhido no aparelho, deitar no sofá e esquecer da rotina”, afirma Eduardo Quintiliano, diretor de Marketing do Pipoca Online, que não possui a opção de streaming, mas distribui locação de DVDs por toda cidade de São Paulo desde 2006.

Sem mais artigos