O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta terça-feira (08) em sua coluna semanal O Presidente Responde, publicada em diversos jornais brasileiros, que esteja pouco interessado em se manter informado.

“Na democracia, quem tem desprezo pelo conhecimento jamais chega a presidente da República”, afirmou Lula ao responder à pergunta de um professor de Fortaleza sobre se é verdade que não lê jornais e que despreza pelo conhecimento e pelo saber.

Em entrevista à revista piauí publicada em janeiro deste ano, Lula reconheceu que não tem o hábito diário de ler jornais porque sofre de azia.

Desta vez, apesar de não responder exatamente se lê ou não jornais, Lula afirmou em sua coluna que está permanentemente informado. “Recebo todas as manhãs um resumo de tudo o que foi abordado pela imprensa”, diz o presidente em sua resposta, acrescentando que recebe ao longo do dia informações de ministros e de líderes políticos, empresariais e sindicais sobre assuntos nacionais e internacionais “que saem e que não saem na imprensa”.

“Inclusive, concedo entrevistas praticamente todos os dias e não poderia dar informações se não contasse com informações”, acrescentou.

Ao falar sobre os jornais, Lula disse que alguns parecem ter se especializado em notícias negativas, fazendo com que deixem de transmitir as variadas dimensões da realidade.

“Quanto ao saber, precisamente eu, que não pude ter uma educação formal, fiz muito mais pela educação do que governantes que tinham verdadeiras coleções de diplomas”, afirmou.

Segundo Lula, em seu Governo foram criadas 14 novas universidades e concedidas 504 mil bolsas de estudos universitários a jovens de baixa renda, e o número de estudantes matriculados nas universidades públicas federais dobrou.

“Agora, com o pré-sal, vamos criar um fundo de recursos para investimentos em educação e inovação tecnológica”, acrescentou o presidente.


int(1)

Lula nega que tenha pouco interesse em se manter informado