O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse na quarta-feira (2) que 2010 será o melhor ano do governo Lula do ponto de vista da geração de novos postos de trabalho. Ele acredita que serão gerados mais de 2 milhões de empregos no próximo ano, quando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), na sua opinião, deverá ficar entre 7% e 8%.

“Como sou um otimista, todos gostam de ridicularizar as minhas avaliações, mas depois os fatos comprovam que elas estão dentro da razão. Eu vejo para 2010 o melhor ano do ponto de vista da geração de emprego de todo o governo Lula: mais de 2 milhões de postos de trabalho serão gerados e o PIB deverá crescer de 7 a 8%”, afirmou.

Carlos Lupi disse ainda que o Brasil deverá encerrar o ano com 1,1 milhão de novos empregos formais criados. “E isso em um momento de crise financeira internacional, em que somente os Estados Unidos perderam mais de 2,5 milhões até agora”, lembrou.

“É que no fim do ano (dezembro) nós devemos ter uma perda em torno de 250 a 300 mil postos de trabalho formal. Então, nós devemos fechar 2009 com o emprego formal em torno de 1,050 a 1,1 milhão de novos postos”, explicou.

O ministro ressaltou a força do mercado interno como fator fundamental para a recuperação econômica. “Meu balanço sobre 2009 é muito positivo e a força do mercado interno deu chance ao Brasil de se recuperar com mais rapidez do que qualquer outro país. O Brasil teve uma recuperação salarial muito forte e também ganho na massa salarial, e isso é fruto da força do seu mercado interno”.


int(1)

Lupi: Brasil deverá gerar mais de 2 milhões de empregos em 2010