Nem precisou fazer o mesmo calorão do sábado para que o segundo dia do festival Maquinária 2009, realizado neste domingo (8), pegasse fogo. Com início pontual – às 16h, horário determinado pela organização – o evento começou morno com a banda Volantes, primeira a se apresentar no palco MySpace, mas ganhou ares épicos com a performance ABSURDA dos japoneses Dir en Grey, segundos a tocar no palco principal.


Eram 18h30 quando o Dir En Grey, responsável por boa parte do público que compareceu ao evento, abriu o show com Sa Bir e começou a deixar de queixo caído quem não conhecia suas músicas. Se o grande número de fãs teens do sexo feminino – algumas com um visual bem adequado para eventos de anime – fazia supor que o som deles seria algo mais próximo do emocore ou do heavy metal melódico, no palco a coisa foi muito, muito diferente: o quinteto toca um som que faz o Sepultura parecer o Coldplay.



Com um misto de heavy metal melódico, new metal, thrash e death metal, o Dir En Grey deixou todo mundo surdo – e, curiosamente, recebia gritos das meninas como se fosse um Backstreet Boys – e mostrou uma performance irrepreensível do ponto de vista técnico: o vocalista Kyo, em especial, impressionou ao oscilar com perfeição entre agudos a la Bruce Dickinson, gritos “do capeta” de black metal e urros graves e fortíssimos. Ou o rapaz usa muito o programa Pro Tools ou é gênio, pois sua performance foi nada menos que assombrosa.



Apesar de ter mandado bem demais, os japoneses foram beneficiados pela boa performance da banda Loaded, liderada por Duff McKagan, ex-baixista do Guns N’Roses e atual Velvet Revolver, primeiros a tocar no palco principal.


 


O experiente músico soube bem como aquecer a platéia, seja agradecendo pela oportunidade de tocar no Brasil, pela movimentação no palco ou por ter colocado vários covers em seu repertório, já que o disco mais recente de sua banda, Sick, está sendo lançado agora no Brasil. No setlist de 12 músicas, teve três de sua ex-banda (So Fine, Dust N’ Bones e It’s So Easy) e outros dois covers (Attitude, do Misfits, e New Rose, do The Damned) gravados por sua banda no disco Spaghetti Incident. O público gostou, especialmente alguns fãs, de camisa do Guns e pose hard rock, que foram ao show especialmente para vê-lo.



No palco MySpace, o destaque foi para os uruguaios do Silicon Fly, que arrancaram aplausos com seu som hard rock – especialmente das meninas, que babaram no vocalista-galã Guilherme Savoi. Volantes e Terceira Edição, que tocaram antes deles, fizeram shwos mornos e serviam mais para não deixar a empolgação do público morrer. Ponto para a boa organização do festival, já que a estratégia funcionou bem.


 


Veja como foram os outros shows:


 


Evanescence é consagrado, mas Danko Jones se destaca


 


Hori agita pequeno público e Panic! at The Disco convence apesar do público heavy metal


int(1)

Maquinária 2009: Loaded aquece, Dir En Grey faz festival pegar fogo