Em apenas quatro meses, a marginal Pinheiros terá sua primeira ciclovia. De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), serão construídos 22 quilômetros de vias para ciclistas entre o parque Villa-Lobos e as proximidades da estação Autódromo da CPTM. A obra já está em adamento.

A primeira etapa, prometida para o início de fevereiro, será entre as estações Vila Olímpia e Autódromo, um total de 14 km. Segundo Sérgio Avelleda, presidente da CPTM, a segunda etapa, até o parque Villa-Lobos, será construída simultaneamente, porém não há uma data prevista para entrega.

No entanto, o problema enfrentado pela CPTM no momento, é a falta de acessos da marginal à ciclovia. Sobre o assunto, Avelleda disse que estão sendo analisados outros acessos da marginal à ciclovia e a integração com a ferrovia nas estações e explicou que no primeiro trecho “No futuro, queremos integrar as bicicletas com o trem.”

De acordo com Avelleda, o arquiteto Ruy Ohtake está participando das discussões a convite da Associação das Águas Claras do rio Pinheiros, uma entidade formada por empresas instaladas na região.

A ideia de construir uma ciclovia na marginal é antiga, mas nunca saiu do papel. Em 2005, o governo chegou a fazer um projeto, mas ele nunca foi executado.

Sem mais artigos