Com  o aumento da consciência em relação ao meio ambiente, ONGs e marcas de roupas já aderiram à moda ecológica. Para quem realmente se preocupa com a natureza, não basta contribuir para a reciclagem, é preciso também ficar de olho naquilo que se veste.

As roupas ecológicas são feitas a partir de algodão orgânico e dejetos urbanos, como as garrafas pet. Veja algumas marcas que aderiram à essa nova tendência:

– Éden: primeira empresa nacional 100% orgânica, pois os produtos da loja são feitos com recursos naturais renováveis. O algodão é orgânico e os produtos utilizados para tingimento do tecido também. A marca é supervisionada por órgãos como NOW – Natural Organic Association e o IBD – Instituto Bio Dinâmico. Serviço: Rua Harmonia, 271, Vila Madalena – São Paulo.

– Justa Trama: faz parte da Cadeia Ecológica do Algodão Solidário, da qual participam homens e mulheres agricultores, coletores de sementes, fiadoras, tecedores e costureiras. A marca comercializa calças, bermudas e túnicas masculinas e femininas de sarja leve, além de casacos e blusas de tricô. Serviço: (51) 3028-2381.

– Ciclo Ambiental: produz roupas a partir de garrafas PET, coletadas e recicladas a partir de rejeitos urbanos e industriais.

– Boralí: loja com artigos artesanais feitos em diversos estados do país. Em parceria com a Natural Fashion (Paraíba), a loja comercializa roupas feitas de algodão natural, sem fazer uso de qualquer tingimento químico. Serviço: Rua Fradique Coutinho, 774, Vila Madalena – São Paulo.

– Goóc: faz sandálias, papetes e outros calçados com solado de borracha reciclada de pneus. Também vende bolsas com lona. Serviço: Rua Pamplona, 771, Jardim Paulista – São Paulo. Tel:(11) 3142-9483.

– 1001 Retalhos: reaproveita materiais, reutilizando e reciclando As peças são feitas de jeans, seda, algodão, lã e o encerado de caminhão. O resultado do trabalho são peças exclusivas fruto da mão-de-obra capacitada em patchwork. Serviço: (11) 4411-2425.

– ONG Florescer: a instituição recicla jeans, transformando-o em blusas, bolsas e vestidos. A comercialização visa arrecadar fundos para projetos culturais, de lazer e esporte voltados para a comunidade de Paraisópolis. Serviço: Rua Manoel Antônio Pinto, 500, Paraisópolis – São Paulo.

– Pistache & Banana: a marca fabrica roupas infantis com algodão orgânico. Elas não precisam de lavagem com enxofre (altamente poluente) no jeans e a loja também produz uma pequena linha com corantes naturais. Serviço: Rua Harmonia, 198, Vila Madalena – São Paulo. Tel: (11) 2528-8280.

– Veja: é uma empresa francesa, que usa algodão agroecológico do Ceará, borracha natural do Acre e couro ecológico do Rio Grande do Sul para produzir seus tênis. Essa marca pode ser encontrada nos Estados Unidos, Canadá, Ásia e Europa. Site: www.veja.fr.


int(1)

Mercado da moda adere à roupas ecológicas