A Fenae Corretora, dirigida por sindicalistas da Caixa Econômica Federal, é a maior negociadora de seguros de entrega de obras do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a corretora é a única a ter acordo com a Caixa para a venda do seguro-garantia do programa habitacional. Segundo empreiteiras e corretores ouvidos pelo jornal, há um monopólio informal no setor.

Segundo a Folha, o papel da Fenae Corretora é fazer a intermediação entre construtoras e seguradoras (as principais são Caixa Seguros e J Malucelli), já que as construtoras que participam do programa são obrigadas a contratar um seguro para garantir a entrega das moradias, caso as próprias empreiteiras não cumpram o prometido.

A Caixa diz que quaisquer seguradoras e corretoras podem participar e o mercado é livre. No entanto, para Alexandre Malucelli, vice-presidente da J Malucelli Seguros, a Fenae “é a corretora cativa da Caixa Seguros” e que por isso foi escolhida para a parceria.

Uma das principais bandeiras do governo Lula e da pré-candidata Dilma Rousseff, o Minha Casa, Minha Vida promete investir R$ 34 bilhões na construção de um milhão de casas populares. O valor a ser segurado é de 10% de cada obra. Com isso, as seguradoras que atuarem nesse nicho devem faturar um prêmio de cerca de R$ 40 milhões.

A Fenae Corretora é ligada à Fenae (Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal), entidade associada à CUT (Central Única dos Trabalhadores). Seus diretores constam entre os principais doadores de recursos membros do Partido dos Trabalhadores (PT).


int(1)

Minha Casa, Minha Vida privilegia corretora sindical

Sair da versão mobile