O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, conversou na manhã de hoje (11), por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para informá-lo sobre os procedimentos que estão sendo adotados para identificar as causas do apagão ocorrido na noite de ontem (10) e definir que estados foram realmente afetados.

Lobão também tranquilizou o presidente sobre o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em todo o país. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia.

Até o final da tarde, técnicos do setor de energia elétrica trabalham para apurar as causas do apagão e às 17h, o ministro Edison Lobão se reúne com o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico para ouvir as conclusões sobre o problema e discutir medidas a serem adotadas para evitar que se repita.

O Conselho é presidido pelo ministro de Minas e Energia e integrado por representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O blecaute ocorreu em função de um desligamento na Usina Hidrelétrica de Itaipu e atingiu vários estados do país e também o Paraguai. A causa provável, segundo Edison Lobão, teria sido um fenômeno atmosférico.

Sem mais artigos