O ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve na noite de terça-feira (9) em um bar de Brasília para o lançamento da campanha Não Deixe a Bebida Mudar o seu Destino que, além de conscientizar, comemora o primeiro ano de vigência da Lei 11.705, conhecida como Lei Seca.

A campanha começa nesta quarta-feira (10) nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo e deve terminar no fim de agosto.

Para o ministro, o resultado desse primeiro ano é positivo, embora a fiscalização tenha afrouxado nos últimos meses. “A Lei Seca já está mostrando resultados positivos naquelas regiões onde as autoridades estão fiscalizando. No começo houve aquele impacto e houve uma redução [no número de motoristas alcoolizados], mas depois houve um relaxamento.”

O ministro afirmou ainda que a mudança no comportamento dos motoristas deve ocorrer a partir da conscientização dos brasileiros. “É um ato de consciência dos cidadãos. Isso protege vidas e não permite que famílias sejam destruídas. É um ato de legítima defesa não permitir que os motoristas bebam”, disse Tarso.

Para aprimorar e expandir a fiscalização nas estradas e rodovias do país, o Ministério da Justiça comprou 10 mil bafômetros que serão distribuídos entre as Polícias Militar e a Rodoviária Federal até o fim de 2009.

A Lei 11.750 está em vigor desde 20 de junho de 2008, em todo território nacional, determinando que todos os motoristas que forem flagrados depois de beber estarão sujeitos a multas e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses, além de prisão em casos mais graves.


int(1)

Ministro da Justiça lança nova campanha da Lei Seca em bar de Brasília

Sair da versão mobile