Aproximadamente 3 mil pessoas, entre estudantes, funcionários e professores da Universidade de São Paulo participaram hoje (18) de manifestação pela renúncia da reitora Suely Vilela e a retirada da polícia do campus da USP.

A caminhada partiu do vão livre da Avenida Paulista e terminou em frente à Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro da cidade. O morador de um prédio da Paulista arremessou, do 12º andar, ovos e garrafas de vidro nos manifestantes. A ação gerou uma breve confusão entre os manifestantes e policiais que acompanhavam a passeata. Uma estudante ficou ferida.

“Queremos denunciar que a reitora da universidade trata os trabalhadores, os professores e estudantes com a polícia, com bomba, cassetete e bala de borracha. A USP deveria ser uma organização livre para professores, funcionários e estudantes”, afirmou o diretor o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Magno Carvalho.

O presidente da Associação dos Professores da USP, Otaviano Helene, pediu também o afastamento da reitora. “Pessoas que chamam a polícia para dialogar com estudantes, professores e trabalhadores não podem ocupar esse cargo”, afirmou.


int(1)

Morador joga garrafa de vidro e estudante se fere em passeata

Sair da versão mobile