O município de Guaraciaba (SC), um dos atingidos pelo temporal na última segunda-feira (7) registra até o momento 60 casas completamente destruídas pela chuvas e pelo vento, que chegaram a mais de 100 km por hora na região. A prefeitura informou nesta quarta-feira (9) que as aulas na cidade estão suspensas por tempo indeterminado.

A decisão se deve aos estragos nas próprias escolas e também ao difícil acesso de veículos, inclusive os que fazem o transporte escolar. A direção dos colégios pediu aos professores que, durante o período fora da sala de aula, se disponibilizem a ajudar as famílias atingidas pelo temporal.

Os professores e as demais pessoas que quiserem atuar como voluntários devem procurar os centros de informações e apoio na prefeitura, no Corpo de Bombeiros, no Centro de Convivência dos Idosos ou no Ginásio de Linha Caravaggio, onde estão os desabrigados.

Levantamento preliminar indica que a chuva prejudicou 170 famílias em Guaraciaba. Além das 70 casas completamente destruídas, 110 tiveram o telhado danificado em virtude das chuvas de granizo.

Na terça-feira (8), o prefeito da cidade, Ademir Zimmermann, decretou situação de calamidade pública. Ainda há pontos da cidade sem energia. A prefeitura informou que o governo de Santa Catarina já autorizou o município a adquirir medicamentos, colchões, lonas e produtos de primeira necessidade às famílias atingidas.

O governador do estado, Luiz Henrique da Silveira, e representantes da Defesa Civil de Santa Catarina devem visitar Guaraciaba e região no início da tarde desta quarta-feira.

Doações de roupas, calçados, cobertores, colchões e alimentos podem ser deixadas no Centro de Convivência dos Idosos, onde uma equipe realiza a triagem dos materiais. Quem não puder levar até o local pode ligar para os telefones (49) 3645-0785 ou (49) 3645-0122.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a Região do Sul do país é de tempo nublado, com pancadas de chuvas, trovoadas e possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A Defesa Civil informou que deve continuar chovendo na região durante toda a semana.


int(1)

Município catarinense tem 60 casas destruídas e suspende aulas