Um ótimo programa antes deste Natal é uma visita ao Museu de Arte Sacra, que está com a exposição permanente Presépios do Mundo. São diversas formas de representação do nascimento de Jesus, a partir das tradições e da cultura dos locais que produziram cada um dos 47 presépios expostos.

O maior deles é o Presépio Napolitano, rico em detalhes. A coleção, composta de mais de 1.500 peças em estilo barroco, data do século XVIII e registra os costumes característicos da época e do sul da Itália. De forma menos tradicional, outros presépios destacam-se pela originalidade, como o Presépio Japonês e o Presépio da Nigéria.

Outros exemplares vêm de diversas regiões brasileiras, com destaque para o Presépio Gaúcho, que apresenta personagens vestidos à moda dos pampas, e para o Presépio de Piauí, produzido em pedras de seixo. Há ainda presépios vindos de países da América Latina, como Peru, Bolívia, Equador, Chile, Colômbia, El Salvador e Paraguai.

Além da exposição, o museu promove, até o dia 23/12, às 14hs, uma encenação de bonecos que contam a história do nascimento de Jesus.

Serviço:
Endereço: Av. Tiradentes, 676, Luz, São Paulo
Entrada: R$ 6 e meia-entrada para estudantes.
Tel.: (11)3326-1373
Site: http://www.museuartesacra.org.br
Horário de funcionamento: de terça a Domingo, das 11 às 19 horas. Excepcionalmente no mês de dezembro o Museu de Arte Sacra também funcionará às segundas-feiras.

Sem mais artigos