As farmacêuticas GlaxoSmithKline (GSK) e Nabi Biopharmaceuticals informaram na segunda-feira (16) que chegaram a um acordo para desenvolver uma vacina para o tratamento da dependência à nicotina, que evite as recaídas dos fumantes.

GSK pagou US$ 40 milhões a Nabi, que trabalha no desenvolvimento de uma vacina chamada “NicVAX”, e em troca receberá uma opção para desenvolver um fármaco de segunda geração, como parte de uma operação avaliada em US$ 500 milhões, informaram ambas as companhias em comunicado distribuído em Nova York.

A vacina procura que o sistema imunológico do paciente desenvolva anticorpos necessários que rejeitem a nicotina e bloqueiem seus efeitos.

A farmacêutica Nabi, uma empresa americana com sede em Rockville, em Maryland, está na última fase de um estudo sobre essa vacina e planeja continuar as pesquisas.

“Se esta for concluída com sucesso, a britânica GSK será responsável por desenvolver e comercializar o remédio”, indicou o comunicado.

As duas farmacêuticas lembraram na nota que o tabaco é a principal causa de mortes previsíveis no mundo e que o tabagismo é uma epidemia global que afeta 1,2 bilhões de fumantes, que a cada ano acaba com a vida de 5,4 milhões de pessoas.


int(1)

Nabi e GSK chegam a acordo para vacina contra tabagismo

Sair da versão mobile