A nadadora brasileira Daynara de Paula, que no mês passado conquistou cinco medalhas de ouro e marcou o novo recorde sul-americano dos 50m borboleta nos Jogos de Medellín, foi flagrada em um teste antidoping na competição na Colômbia, informou hoje o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O COB indicou em comunicado que foi notificado pela Organização Esportiva Sul-Americana (Odesur) do resultado em um exame de controle de doping a que a nadadora foi submetida em Medellín.

A nota não esclarece qual foi a substância detectada no exame e apenas indica que é proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

Segundo especialistas brasileiros, um exame com “resultado positivo” não configura doping necessariamente.

O COB informou também que já notificou a Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA) sobre o resultado do exame e acrescentou que se pronunciará oficialmente sobre o caso apenas quando o Comitê Executivo da Odesur anunciar uma decisão final.

Daynara, de 20 anos e atleta do Minas Tênis Clube, é considerada uma das maiores promessas da natação feminina brasileira e integrou a seleção que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e o Mundial de Roma, em 2009.

A nadadora conquistou cinco medalhas de ouro nos últimos Jogos Sul-Americanos de Medellín, individualmente nos 50m borboleta e nos 100m borboleta e por equipes nos revezamentos 4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley.


int(1)

Nadadora Daynara de Paula é flagrada em exame antidoping