Com a proximidade do Natal, é hora de começar a pensar nos presentes que vamos comprar para amigos e familiares. E os fãs de música estão com sorte: as lojas estão repletas de caixas incríveis, que reúnem o melhor do repertório de artistas como Jorge Ben, Beatles, AC/DC, Ney Matogrosso, Wilson Simonal e Michael Jackson.

Para que você não se perca entre tantas opções, o Virgula Música listou algumas das melhores caixas para presentar uma pessoa querida neste fim de ano. Dê uma olhada nas nossas dicas:

Salve, Jorge! – A caixa especial com a obra de Jorge Ben é um projeto antigo, engavetado pela Universal há dez anos e agora colocado à venda. A coleção, que chega às lojas na segunda semana de dezembro, traz 13 álbuns gravados pelo compositor entre 1963 e 1976 para a gravadora Phillips: Gil Jorge, 10 Anos Depois, Sacudin Ben Samba, Ben é Samba Bom, Big Ben, Força Bruta, Negro é Lindo, Solta o Pavão, Samba Esquema Novo, A Tábua de Esmeralda e África Brasil. A caixa também traz um 14º disco, com gravações perdidas e bootlegs.


The Beatles Stereo Box Set
– Essa caixa é o sonho de qualquer fã do Fab Four. Tem todos os 13 álbuns de estúdio remasterizados (Please Please Me, With the Beatles, A Hard Day’s Night, Beatles For Sale, Help!, Rubber Soul, Revolver, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Magical Mystery Tour, The Beatles, Yellow Submarine, Abbey Road, Let It Be) e mais um DVD com 13 minidocumentários.


Minotaur
– O difícil é dizer o que não está incluso nessa caixa, que traz absolutamente tudo que os fãs do Pixies vão amar ter na prateleira. São todos os discos do grupo (Come On Pilgrim, Surfer Rosa, Doolittle, Bossanova e Trompe Le Monde) mais as respectivas versões em vinil, discos de Blu-ray com mixagens em 5.1 e dois livros, um deles só de fotos. Além de todo esse material, a caixa traz também um DVD com um show da banda na Brixton Academy, na Inglaterra, em 1991.




Voltaic
– A caixa especial da cantora Björk é um presente para os fãs da turnê recente da islandesa, que divulga o CD Volta (2007). O lançamento traz dois discos (um deles ao vivo, outro com remixes) e dois DVDs (com shows em Paris e Reykjavik).
A cantora já havia lançado duas outras caixas: Family Tree, com seis CDs que trazem novas versões para clássicos da cantora, como Bachelorette e Joga, e a coletânea Surrounded, com sete discos que contemplam toda sua carreira até o álbum Medúlla, de 2004.


Backtracks
– A caixa do AC/DC é uma edição de luxo de verdade: além de três CDs com gravações ao vivo e raridades de estúdio, a coletânea traz dois DVDs (Family Jewels e Live at the Circus Krone), um livro (com fotos raras de 1974 a 2009 e outras raridades) e um álbum em vinil (com faixas como Stick Around, Love Song, Big Gun e Cyberspace). A versão completa traz inclui também palhetas, um amplificador de guitarra e uma réplica da tatuagem do ex-vocalista Bon Scott.


With the Lights Out
– Esta caixa do Nirvana traz três CDs, que reúnem 81 faixas (13 hits e 68 versões inéditas), gravações soltas, demos, um livreto de 60 páginas com fotografias inéditas e um DVD com filmes caseiros feitos pelos músicos, com imagens de bastidores da turnê.
Para resumir a carreira do grupo, a edição especial trouxe gravações que vão de 1987, quando a banda se apresentou ao vivo pela primeira vez, até 1994, ano da morte de Kurt Cobain.


Michael Jackson: The Ultimate Collection
– Essa caixa especial traz quatro CDs e um DVD, que reúnem os maiores hits da carreira do Rei do Pop, como Billie Jean, I Wanna Be Startin’ Something e Beat It, entre outras. O DVD traz uma apresentação do astro em Bucareste, com sua The Dangerous Tour, que promoveu o CD homônimo lançado em 1991.


The Hip Hop Box
Set – Essa caixa comemora em grande estilo os 25 anos (que, agora, já são 30, já que o lançamento oficial deste box foi em 2004) do primeiro grande hit do hip hop, a faixa Rapper’s Delight. A coletânea conta com quatro CDs que mapeiam a trajetória do hip hop, de Sugarhill Gang a 50 Cent e Dr. Dre. O box é uma verdadeira salada, misturando artistas como Afrika Bambaataa, Ice-T, M.C Hammer, De La Soul, Busta Rhymes, Public Enemy e Timbaland.




Warp20 Box Set
– Para comemorar seus vinte anos, a lendária Warp Records fez uma box set para fã nenhum de música eletrônica botar defeito. Ao todo, são cinco CDs, além de um catálogo de 192 páginas com todos os releases e imagens de arquivo da gravadora e um vinil. A coletânea traz desde Aphex Twin até Nightmares on Wax, Squarepusher e Boards of Canada.


The Complete Motown #1s Box
– A gravadora Motown caprichou na coletânea que marca seus cinquenta anos de história na black music. Os dez discos reúnem pérolas de artistas que chegaram ao topo das paradas mundiais, como The Supremes, Stevie Wonder, Marvin Gaye,  Diana Ross, The Jackson 5, Michael Jackson e The Commodores.


Wilson Simonal
– Lançada pela EMI, esta caixa traz nove discos (um deles duplo, com 41 raridades) que reúnem clássicos do auge da carreira do cantor, entre 1961 e 1971. Os nove CDs trazem os 12 discos gravados por ele nesse período pela gravadora Odeon, como A Nova Dimensão do Samba, Vou Deixar Cair…, Simonal e Jóia, Jóia.


Camaleão
– Esta caixa é para os fanáticos por Ney Matogrosso. Reúne 17 CDs de sua carreira-solo: Água do Céu-Pássaro, Bandido, Pecado, Feitiço, Seu Tipo, Sujeito Estranho, Ney Matogrosso, Mato Grosso, Brazil Night Montreux 83, …Pois É, Destino de Aventureiro, Bugre, Pescador de Pérolas, Quem Não Vive Tem Medo da Morte, Ney ao Vivo, À Flor da Pele e Pérolas Raras.

Sem mais artigos