O Google está sendo acusado pela família do escritor Philip K. Dick de infringir os direitos de propriedade intelectual, ao batizar seu novo smartphone de Nexus One.

De acordo com a filha do escritor, Isa Dick Hackett, os nomes Nexus One e Android foram retirados do romance de ficção científica Do Android’s Dream of Electric Sheep?, escrito por Philip K. Dick em 1968 e mais tarde adaptado para o cinema como o filme Blade Runner, dirigido por Ridley Scott.

No romance, o heroi Rick Deckard (interpretado por Harrison Ford em ‘Blade Runner’) sai caçando robôs do modelo Nexus 6, que estão foragidos. Para a herdeira di autor da história a conexão é óbvia, conforme declarou ao jornal The Telegraph. Para a família, o uso do termo Nexus One é uma violação de marca registrada.

Já o Google afirma que o nome não tem nada a ver com o trabalho do autor. Entre os problemas legais que a família Dick deve enfrentar com sua exigência é que o personagem Nexus One não é uma marca registrada da família, assim como ocorreu com a palavra ‘Droid’ para George Lucas, na saga Star Wars.


int(1)

Nexus One, do Google, infringe patentes de Blade Runner, segundo família do autor

Sair da versão mobile