A Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) e a empresa japonesa Nintendo anunciaram na segunda-feira (17) uma campanha contra a obesidade e doenças cardiovasculares. Entre outras coisas, a ação busca divulgar as vantagens do videogame Wii para a saúde.

Por meio da aliança, a AHA patrocinará as embalagens e caixas dos jogos eletrônicos da Nintendo. Os modelos Wii, Wii Fit e Wii Sports Resort terão o selo de aprovação da associação a partir deste ano.

Ao contrário de outros jogos eletrônicos, em que só é necessária a habilidade com os dedos, o Wii faz com que o jogador mexa todo o corpo e muitos dos jogos são baseados em competições de esportes.

Segundo fontes da AHA, o modelo é uma resposta ao sedentarismo e à obesidade infantil nos EUA, cujas crianças passam tempo demais em frente à televisão e jogando videogame.

“As duas organizações vêm de mundos diferentes, mas compartilham a meta de ajudar a descobrir os videogames ativos que contribuem para uma vida saudável”, disse Clyde Yancy, presidente da AHA, em declaração em seu site.

Yancy acrescentou que o logotipo da AHA nas caixas dos Wii “lembrará as pessoas sobre os benefícios de uma forma saudável de viver e de como os jogos podem ser parte integral desse estilo de vida”.

Uma pesquisa realizada em 2009 pelo Instituto de Medicina e Saúde Pública determinou que os americanos ficam sentados, em média, durante oito horas por dia.

Já os Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos apontaram que cerca de 60% da população americana tem excesso de peso ou é obesa, o que gera um aumento das doenças cardiovasculares, do diabetes e do câncer.


int(1)

Nintendo usa Wii para campanha contra obesidade nos EUA