Quando você vai ouvir uma banda pela primeira vez e quiser saber exatamente como é a alma dos seus integrantes, quiser entender quais são suas influências e suas vontades, nada como ouvir o seu primeiro e honestíssimo disco de estreia. Quando essa banda é o Nirvana, o disco de estreia Bleach é o exemplo perfeito para a síntese da teoria.

Mas deixando a inocência de lado, afinal está para nascer para quem ainda não ouviu a maior banda de rock dos anos 90, este relançamento com o qual a Sub Pop presenteou os fãs da banda pelos 20 anos do disco chegou às lojas do mundo todo com um presente ainda mais especial.

Além de todas as faixas do disco estarem remasterizadas, a bolachinha ainda vêm com um disco bônus com uma das primeiras apresentação da banda após gravar esse marco chamado Bleach. O show aconteceu em 1990 no Pine Street Theatre de Portland, no estado americano do Maine, e traz toda a causticidade de Kurt Cobain castigando a plateia com edições violentas das cruas canções de Bleach.

Além dos óbvios acertos de Been a Son, Negative Creep e Blew, a versão ao vivo é campeã é mesmo a do cover maravilhoso de Love Buzz, da banda alemã Shocking Blue. Esse foi o primeiro single lançado pela banda em sua trajetória e virou um marco para todos os fãs do trio de Seattle.

A masterização do produtor original Jack Endino é nada menos que um milagre, transformando a fita que já havia rodado a rede em forma de Bootleg em um original muito mais do que válido nessa celebração. Nada como ouvir Cobain exorcisar seus demônios em Spank Thru, Dive, School, Sappy, Scoff e do muito elogiavel cover de Molly’s Lips, dos pais da matéria Vaselines.

O DVD Live At Reading finalmente também vê a luz do sol e repara a injustiça cometida pela gravadora Geffen em 1996, quando a companhia optou por lançar o ao vivo From The Muddy Banks of Wiskah ao invés dessa apresentação antológica do trio em território britânico.

Este show já circulou por aí em versão bootleg de audio, mas assistir Cobain entrar no palco de avental hopsitalar e sentado numa cadeira de rodas empurrada por Crist Novoselic em frente a dezena de milhares de fãs malucos é uma cena que não tem preço.

O mais impressionanete é a postura do grupo no palco. Eles tocam como headliners em um dos maiores festivais dos anos 90 da mesma maneira que tocavam lá em 1990, em frente à compacta audiência do Pine Street Theatre de Portland. Pancadaria, sem muita conversa e direto ao ponto.

São 24 músicas em pouco mais de uma hora de show, destruindo a aparelhagem com os já hits de seu, na época recém-lançado, Nevermind. Estão lá Polly, Smells Like Teen Spirit, Come as you Are, On a Plain, Drain You, Territorial Pissing e Lithium, além das destrutivas , Spank Thru, Been A Son, Negative Creep, School e muitas outras de seu álbum de estreia.

Destaque também para os covers de The Money Will Roll Right In, do Fang, e a incrivel D-7, gravada originalmente por um dos favoritos de Cobain, Wipers.

Na dúvida entre um e outro como seu presente grunge de natal, só posso indicar para que leve os dois. São momentos chave da carreira da banda e gravações maravilhosas que finalmente vêem que existe vida fora dos arquivos das gravadoras. Só resta torcer para que todas as disputas envolvendo os direitos autorais de Cobain um dia cessem para que os fãs finalmente tenham acesso a mais material de qualidade como esse.


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Nirvana: Live At Reading e relançamento do Bleach mostram momentos chave do trio de Seattle