Nesta quarta-feira (16/11) se comemora no México os 199 anos da Independência do país, que por muito tempo foi controlado pela Espanha, quando, em meados do século XVII, era uma região essencialmente rural. E pensando na data comemorativa dos mexicanos, a equipe do VirgulaEsporte lista um Top 5 com grandes jogadores da terra de Cantinflas:

Hugo Sanchez

Melhor jogador mexicano de todos os tempos, o ex-atacante da seleção Hugo Sanchez, popularmente conhecido como “Pentapichichi”, é o primeiro de nossa lista. Destaque do México em três Copas do Mundo (1978, 1986 e 1994), Sanchez ajudou seu time a alcançar a inédita quarta-de-final do mundial.

Hugo Sánchez é também um dos maiores ídolos da história do Real Madrid, da Espanha. O mexicano defendeu as cores do clube espanhol de 1985 a 92, tornando-se por cinco vezes o artilheiro da Liga Espanhola, tendo marcado 251 gols com a camisa merengue.

Luis Hernández

Maior goleador do México em Copas do Mundo, com quatro gols anotados no mundial de 1998, disputado na França, o atacante Luis Hernández, apelidado pela torcida de “El Matador”, ficou famoso no futebol não só pelos seus gols, mas também por sua longa cabeleira.

Autor de 35 gols pela seleção mexicana, “El Matador” foi um dos destaques do título da Copa América de 1997, conquistado pelo México, em que terminou como o artilheiro da competição, com seis gols.

Blanco

Principal jogador da seleção mexicana na conquista da Copa das Confederações de 1999, o atacante Cuauhtémoc Blanco é famoso por seu temperamento explosivo e por um drible em especial, onde ele prende a bola entre os pés e salta para fugir da marcação adversária.

Jorge Campos Navarrete

Irreverente e com apenas 1,75 de altura, o lendário goleiro, e ex-atacante, Jorge Campos é sinônimo de seleção mexicana. Conhecido por participar de jogadas assim como os jogadores de linha, Campos marcou 51 gols em sua carreira, sendo 11 deles em amistoso, por isso são registrados apenas 40.

Assim como Blanco, Campos também brilhou no título da Copa das Confederações de 1999, além de ter recebido a medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos daquele mesmo ano.

Antonio Carbajal

Recordista de participações em Copas do Mundo, ao lado do alemão Lotthar Mathaues, o ex-goleiro Antonio Carbajal ganha destaque em nossa lista. Nascido em 1929, o arqueiro defendeu o México nos mundiais de 1950, no Brasil; 1954, na Suíça; 1958, na Suécia; 1962, no Chile; e 1966, na Inglaterra, disputando um total de 11 partidas.

A estreia de Carbajal em Copas aconteceu justamente contra o Brasil, no recém inaugurado estádio do Maracanã, que na oportunidade recebeu com 80 mil pessoas na primeira partida do mundial de 50. Resultado, derrota mexicana por 4 a 0. Já no final da carreira, o goleiro encerrou suas participações em Copas no lendário estádio de Wembley, durante o mundial de 1966, ao enfrentar o Uruguai.


int(1)

No dia da independência do México, confira um Top 5 com grandes jogadores mexicanos