Dia dos Pais é um data dedicada àquele homem que te ensinou a viver, deu as dicas, mostrou o caminho certo e a quem você está sempre querendo impressionar… Afinal, todo pai tem um pouco de herói.

Sabendo disso, o Virgula Música resolveu homenagear os “pais da matéria”, ou seja, aqueles que inauguraram algum estilo musical, mostrando um caminho criativo bastante fértil a ser seguido por uma legião de outros artistas.

Escolhemos alguns dos ritmos mais populares da atualidade para apontar quem são os artistas mais influentes de cada um deles. Veja quem mais fez escola na música mundial!
 

Rock alternativo: Velvet Underground

A banda pavimentou a estrada onde posteriormente vieram a correr o Mudhoney, o Sonic Youth e o R.E.M, entre outros. Lou Reed e companhia deram a base para todo o college rock e o indie que, hoje, predomina entre os jovens roqueiros. Veja o grupo tocando Sunday Morning.

Pop-rock: Beatles

Os quatro cabeludos de Liverpool derrubaram de vez o preconceito da mídia com o rock e se tornaram efetivamente a primeira banda de rock a ser popular em todo o mundo, por várias classes sociais e faixas etárias. Assista a um vídeo da música Help!

Hip hop: Grandmaster Flash

Mr. Flash não só cantou o primeiro rap da história, Rapper’s Delight, como levou para os guetos americanos a arte do mestre Linton Kwesi Johnson, a poesia falada sobre batidas. Tudo, de Eminem a Jay-Z, começou graças a essa influência. Veja o rapper mostrando como se faz na música The Message.

Reggae: Bob Marley

Tá legal, sabemos que já existia reggae antes do rei abandonar o ska e cair de cabeça no estilo. Mas foi Marley quem arrancou o som da Jamaica e fez as levadas da ilha chegarem ao mundo todo. Sem ele, só existiria reggae no Caribe. Assista ao mestre tocando um de seus clássicos, Stir it Up.

Pop: Michael Jackson e Quincy Jones

O Rei do Pop não ficaria fora da nossa lista. Mas também não podemos deixar de dizer que a parceria de MJ com o lendário produtor Quincy Jones deu forma ao pop que se faz hoje. Ouça o resultado da união entre os dois gênios da música na sensacional Rock With You.

Sertanejo: Jose Asuncion Flores e Manuel Ortiz Guerrero

Muitos e muitos anos antes dos nossos primeiros violeiros, esses dois monstros inventaram a guarânia, gênero de música popular paraguaio que deu origem à nossa riquíssima música de raiz. Para conhecê-los, veja o vídeo da música Ne Rendape Aju.

Blues: Robert Johnson

Dizem que ele vendeu a alma em troca do sucesso. Fato é que ele redefiniu o blues e transformou a melancolia sulista em influencia básica para qualquer bluesman que cantou após 1930. Nesse vídeo, ele canta Sweet Home Chicago.

Funk: James Brown 

Ao vivo no programa Soul Train, Mr. Dynamite mostra porque é o pai do soul e do funk e como é cantar e dançar como se não houvesse amanhã. 

Heavy metal: Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath

Iommi inventou o riff, literalmente. E como sem riffs não existe heavy metal, nada melhor que coroar o guitarrista como o pai da matéria. Claro que o Black Sabbath merece destaque, mas, sem Tony, o grupo provavelmente perderia o cargo. Veja o mestre entregando o riff cavernoso de N.I.B.

Punk: Ramones

Os novaiorquinos já eram punks pelo menos cinco anos antes de inventarem o estilo. Poderíamos dar esse título aos Stooges, mas foram os Ramones quem acenderam o estopim do punk inglês, por isso o título é deles. Veja Joe Ramone e companhia tocando Rockway Beach.

Música eletrônica: Kraftwerk

O som mais futurista que os anos 70 poderiam produzir. Os alemães transformaram o krautorock em pura música eletrônica e foram o trampolim para todo mundo que usou um sintetizador depois de 1975. Aqui, eles interpretam o clássico We Are the Robots.

Sem mais artigos