Hoje, dia 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro. Para comemorar a data, o Virgula Música elencou uma lista de 20 livros essenciais para quem gosta e quer conhecer mais sobre música. Confira!

Internacionais

England’s Dreaming – John Savage

A obra de John Savage é considerada como uma das mais importantes sobre o punk rock. O tema é o surgimento meteórico do estilo, do grupo inglês Sex Pistols e a efervescência cultural da época.

Last Night a DJ Saved My Life – Bill Brewster e Frank Broughton

O livro, considerado um clássico, fala sobre a importância da figura do DJ no mundo contemporâneo e na definição dos gostos musicais do público da noite americana.

The Hacienda: How Not To Run a Club – Peter Hook

O baixista Peter Hook, ex-Joy Division e New Order, fala sobre a importância do Haçienda, clube que impulsionou a explosão da acid house e da cena “Madchester” nos anos 80.

Can’t Stop Won’t Stop – Jeff Chang

O livro de Jeff Chang mapeia as origens do hip hop americano, indo desde a influência dos gêneros jamaicanos na sonoridade do Bronx, nos anos 60, até a explosão do estilo na mídia do país.

Slash – Slash e Anthony Bozza

Escrita com o jornalista Anthony Bozza, a autobiografia não poupa o leitor de detalhes sórdidos e barra-pesada da carreira de Slash, ex-guitarrista do Guns N’ Roses e atual Velvet Revolver, como o uso de drogas e álcool e as brigas que resultaram no fim de sua ex-banda.

Standing In The Shadows Of Motown: The Life and Music of Legendary Bassist James JamersonDr Licks

Mais do que falar sobre a gravadora Motown, responsável pelas carreiras de artistas como Stevie Wonder, Marvin Gaye e Jackson 5, o livro conta a trajetória do baixista James Jamerson, um dos mais importantes da música pop e que participou das principais gravações do selo.

Heavier Than Heaven: A Biography of Kurt Cobain Charles R. Cross

A extensa biografia traça a trajetória de Kurt Cobain, a história do Nirvana e a influência do ícone grunge como lenda da cultura pop.

The Beatles: A Biography – Bob Spitz

Com quase mil páginas, a extensa biografia da banda se autointitula o livro definitivo sobre o quarteto de Liverpool. A obra mapeia a extensa e trajetória do grupo e sua importância na construção da cultura pop como a conhecemos hoje.

This Is Reggae Music: The Story of Jamaica’s Music – Lloyd Bradley

O livro de Lloyd Bradley dá o contexto do surgimento do reggae, suas influências e o contexto cultural que impulsionou o ritmo jamaicano para o mundo, desde os soundsystems até as paradas de música pop.

Alta Fidelidade – Nick Hornby

O clássico do escritor britânico Nick Hornby sobre Rob Fleming, dono de uma pequena loja de CDs em Londres com conhecimentos musicais vastos e nada corriqueiros, é recomendado para todos que amam música.

Brasileiros

Roberto Carlos em Detalhes – Paulo César Araújo

A polêmica biografia foi retirada do mercado brasileiro logo após o lançamento a pedido do próprio Roberto Carlos, sob a alegação de que o autor invadiu sua privacidade. No entanto, pode ser encontrado facilmente na internet em forma de texto ou de

A Divina Comédia dos Mutantes – Carlos Calado

A obra de Calado conta a divertida e inusitada história dos Mutantes, um dos mais famosos grupos de rock do Brasil, que tem entre seus fãs nomes como Mike Patton (Faith No More), Kurt Cobain e Sean Lennon.

Todo DJ Já Sambou – Claudia Assef

O livro da jornalista e DJ Claudia Assef é o principal livro escrito no Brasil sobre a história dos DJs e da cena eletrônica nacional. O livro é uma ótima porta para quem quer conhecer mais sobre a cultura da música eletrônica em terras tupiniquins.

Batidão – Uma História do Funk – Silvio Essinger

O livro conta a história do pancadão, que começou no Rio de Janeiro e se espalhou pelo mundo a partir das músicas criados por ícones como Mr. Catra e DJ Marlboro.

Noites Tropicais – Nelson Motta

O livro escrito pelo produtor, crítico e jornalista Nelson Motta fala sobre o surgimento da MPB a partir da cena cultural do Rio de Janeiro e suas principais personalidades.

Chega de Saudade – Ruy Castro

Chega de Saudade pode ser 90% sobre a boemia carioca dos anos 60. Exatamente por isso, é um retrato fiel e contagiante sobre a bossa nova e a cena cultural no Rio de Janeiro.

Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia – Nelson Motta

Também redigido por Nelson Motta, o livro conta a trajetória de Tim Maia, frisando sua importância para a cena musical brasileira ao mesclar funk e soul com ritmos nacionais.

Tropicália – A História de Uma Revolução – Carlos Calado

Que a Tropicália fez com que a MPB e a cena musical tomassem um novo rumo, todo mundo sabe. O livro tenta mapear esse movimento esparso, em que surgiram nomes como Caetano Veloso, Tom Zé e Gilberto Gil.

Barulho – Uma Viagem Pelo Underground do Rock Americano – André Barcinski

O jornalista André Barcinski fez uma série de reportagens no início dos anos 90 para retratar a nova cena do rock americano que ameaçava invadir o mainstream – suposição que virou realidade poucos anos depois, com a explosão do grunge e de bandas como Red Hot Chili Peppers.

Nem Vem Que Não Tem – A Vida e o Veneno de Wilson Simonal – Ricardo Alexandre

Se há uma figura controversa na MPB, é Wilson Simonal, que conquistou multidões com sua voz privilegiada e carisma, mas caiu no anonimato ao ser acusado de dedo-duro do regime militar. A biografia conta a história de um dos cantores mais populares do Brasil nos anos 60.


int(1)

No Dia Nacional do Livro, veja lista de 20 livros essenciais sobre música