A nova música de Michael Jackson, This Is It, começou a gerar polêmica logo após seu lançamento, nesta segunda-feira (12). De acordo com informações da Reuters, se especula que a canção não seria de Jackson, e sim uma faixa gravada há 18 anos por um cantor porto-riquenho.

O músico Paul Anka também se pronunciou a respeito do lançamento, afirmando ser co-autor da música e ter decidido entrar com uma ação contra o espólio de Michael Jackson reivindicando o pagamento dos royalties envolvidos na liberação da faixa.

Curiosamente, quando a faixa This Is It foi liberada pelo site oficial de Jackson, ela não trazia nenhuma informação a respeito dos músicos que trabalharam na gravação, nem sobre a composição da letra e da melodia. Logo após a reclamação formal de Anka, os administradores do espólio da família Jackson garantiram ao músico cinqüenta por cento do valor do copyright.

“Os representantes legais de Michael perceberam o engano e admitiram que a música é minha”, afirmou Anka, em vídeo disponibilizado pelo site TMZ.

Segundo a Reuters, a história completa do surgimento da canção começou em 1983, quando a faixa, ainda intitulada I Never Heard, foi gravada por Jackson e Anka para fazer parte da tracklist do álbum do cantor canadense. Entretanto, a parceria não deu certo e as fitas foram levadas por Jackson, e mais tarde recuperadas por Anka.

Em 1991, a faixa ressurgiu em um álbum da cantora Sa-Fire. Agora em 2009, no site oficial de Michael Jackson e pegando carona no lançamento do filme This Is It, a faixa foi rebatizada e lançada como uma composição inédita do rei do pop.

Nova música de Michael Jackson seria faixa antiga gravada há 18 anos em parceria com Paul Anka

Sem mais artigos