A nova música de Michael Jackson, This Is It, começou a gerar polêmica logo após seu lançamento, nesta segunda-feira (12). De acordo com informações da Reuters, se especula que a canção não seria de Jackson, e sim uma faixa gravada há 18 anos por um cantor porto-riquenho.

O músico Paul Anka também se pronunciou a respeito do lançamento, afirmando ser co-autor da música e ter decidido entrar com uma ação contra o espólio de Michael Jackson reivindicando o pagamento dos royalties envolvidos na liberação da faixa.

Curiosamente, quando a faixa This Is It foi liberada pelo site oficial de Jackson, ela não trazia nenhuma informação a respeito dos músicos que trabalharam na gravação, nem sobre a composição da letra e da melodia. Logo após a reclamação formal de Anka, os administradores do espólio da família Jackson garantiram ao músico cinqüenta por cento do valor do copyright.

“Os representantes legais de Michael perceberam o engano e admitiram que a música é minha”, afirmou Anka, em vídeo disponibilizado pelo site TMZ.

Segundo a Reuters, a história completa do surgimento da canção começou em 1983, quando a faixa, ainda intitulada I Never Heard, foi gravada por Jackson e Anka para fazer parte da tracklist do álbum do cantor canadense. Entretanto, a parceria não deu certo e as fitas foram levadas por Jackson, e mais tarde recuperadas por Anka.

Em 1991, a faixa ressurgiu em um álbum da cantora Sa-Fire. Agora em 2009, no site oficial de Michael Jackson e pegando carona no lançamento do filme This Is It, a faixa foi rebatizada e lançada como uma composição inédita do rei do pop.


int(1)

Nova música de Michael Jackson seria faixa antiga gravada há 18 anos em parceria com Paul Anka

Sair da versão mobile