O Ministério da Educação acaba de divulgar comunicado oficial sobre o adiamento da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As provas deverão ser realizadas em 30 a 45 dias. Em razão do adiamento, o resultado final das provas, que estava previsto para 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.

Segundo a nota, após a reorganização da logística de aplicação do novo teste, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do ministério responsável pelo exame, irá comunicar aos participantes, por telefone e pela internet, as novas datas e locais do exame.

O Enem seria realizado neste fim de semana – 3 e 4 de outubro – mas foi cancelado porque a prova teria vazado. Segundo a nota oficial do MEC, esse adiamento se deu justamente “por motivos de segurança”. O texto reafirma que já foram tomadas providências no Ministério da Justiça e na Polícia Federal no sentido de apurar responsabilidades criminais relativas ao vazamento.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos eram esperados para o exame. As provas seriam aplicadas nos próximos dias 3 e 4 em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes.

A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).


int(1)

Nova prova do Enem deve acontecer em 30 a 45 dias