O novo sistema operacional da Apple para seus computadores Mac, o Snow Leopard, chega hoje ao mercado americano como “o mais avançado do mundo”, segundo seu fabricante, e quase dois meses antes do lançamento do Windows 7, da rival Microsoft.


 


“O Snow Leopard se apoia no sistema operacional de maior sucesso em nossa história e estamos contentes de poder oferecê-lo aos usuários antes do previsto”, disse esta semana Bertrand Serlet, vice-presidente senior da Apple para engenharia de software.


 


O fabricante dos computadores Mac e do popular telefone celular iPhone assegura que, para criar o Snow Leopard (MAC OS X 10.6), que, a princípio começaria a ser vendido em setembro, seus engenheiros refinaram 90% dos mais de mil projetos que compõem seu sistema operacional.


 


Entre as melhoras prometidas, estão um sistema de e-mail que carrega as mensagens duas vezes mais rápido, um buscador de arquivos mais sensível e cópias de segurança iniciais até 80% mais velozes.


 


Além disso, incorpora uma versão para computadores com processadores de 64 bits do Safari 4 (o navegador de internet da Apple), que é até 50% mais rápido e resistente a quedas provocadas por plug-ins (pequenas aplicações para ampliar as funções de um programa), além do suporte para o Microsoft Exchange Server 2007.


 


O Snow Leopard ocupa a metade de espaço da versão anterior, libera até 7 GB de espaço em disco uma vez instalado e parte de suas aplicações foram projetadas para operar em computadores com processadores de 64 bits, o que aumenta o rendimento do computador, embora também sejam compatíveis para os de 32 bits.


 


O novo sistema operacional do fabricante da Macintosh chega ao mercado quase dois meses antes que seu rival, o Windows 7, da Microsoft, cuja lançamento está previsto para o dia 22 de outubro.


 


A Apple, que sempre defendeu seu sistema operacional como “o mais fácil de utilizar do mundo”, sustenta que esta versão, que requer um mínimo de 1 GB de RAM, é, além disso, a mais avançada.


Há dois anos lançou o sistema Leopard (MAC OS X 10.5), concorrente do Windows Vista, e as comparações favoreceram claramente o primeiro, enquanto o segundo se tornou a versão mais criticada do sistema operacional da Microsoft.


 


Há grandes expectativas sobre as atualizações da Apple para o Macintosh, contra as da Microsoft para os PCs, que promete ser um grande salto em comparação com o Vista.


 


O Snow Leopard, que inclui novos programas para edição de vídeo, fotos e texto, é mais uma atualização com mudanças fundamentalmente na rapidez no trabalho e a um preço relativamente baixo.


 


“A Apple ganha agora quase dois meses no mercado, enquanto o Windows 7 ainda está fora. Até começar a ser vendido, a Microsoft sofrerá, em termos de fração de mercado”, assegurou esta semana o presidente da empresa de consultoria tecnológica Enderle Group, Rob Enderle, que acredita que a empresa de Bill Gates estará em uma posição “mais vulnerável” nas próximas semanas.


 


Enquanto o Snow Leopard da Apple chega ao mercado como uma atualização melhorada do Leopard, um sistema operacional que fez sucesso entre os usuários do Macintosh, os analistas do setor concordam que o Windows 7 tem muito mais pressão de sucesso no mercado, depois das críticas ao Vista.


 


A última versão do Windows foi rejeitada por muitos usuários, que preferiram manter a anterior, Windows XP.


 


O preço também será um fator a ser levado em conta, já que a Apple baixou seus valores sensivelmente. Habitualmente, a companhia cobra US$ 129 por sistemas atualizados. Agora, uma licença custará US$ 29 e o “pack familiar” de cinco equipamentos, US$ 49.


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Novo sistema operacional para Mac começa a ser vendido hoje