O “governator” Arnold Schwarzenergger anunciou que a California pretende substituir os tradicionais livros escolares de papel por mídias digitais, como e-books, a partir de agosto deste ano. A intenção é aproveitar toda informação armazenada digitalmente no mundo, já que, segundo ele, livros de papel tendem a se tornar obsoletos rapidamente.

Segundo o governador daquele estado americano, um dos benefícios ao adotar a tecnologia, além do maior acesso à informação, seria a questão ambiental, já que evitaria a derrubada de árvores usadas para fabricar o papel dos livros.

Ambientalistas, no entanto, colocam uma série de questionamentos para a medida. A energia gasta durante 30 minutos por dia para manter um leitor de texto digital, seja um computador ou um equipamento como e-reader (leitor eletrônico), teria um impacto ambiental significativo, decorrente também dos recursos materiais utilizados para fabricar mais máquinas. Na outra ponta, o governo teria que se preparar para a aumento do lixo eletrônico. E isso tudo sem falar no aumento de custos para as famílias dos estudantes e para o próprio estado. 

Especialistas americanos, segundo o site Tree Hugger, acham que a troca do livro por e-books e e-readers será inevitável em um futuro próximo e a discussão levantada agora por Schwarzenergger servirá para aprimorar políticas educacionais na área.


int(1)

O governador Schwarzenergger pretende substituir livros por e-readers