Estava olhando o resultado da enquete da nossa página sobre as sacolas de supermercado e fiquei surpreso porque muita gente está dizendo que não está nem aí para o uso delas.


 


Eu sei que é difícil mudar a atitude e deixar nossa vida um pouco menos cômoda, em favor do planeta.


Nosa produção precisa diminuir e isso só vai acontecer quando todo mundo mudar.


 


Por isso as vezes é bom fazer um exercício:


Quando a gente coloca o lixo fora da nossa casa ele não some, só vai para um lugar longe dos nossos olhos. 


 


O pior, muito desse lixo vai ficar vagando no mar por muito tempo. Ou um ser marinho vai comer esse lixo e vai morrer. Isso muito tempo depois de vc ter deixado seu plástico em algum lugar que esqueceu.


 


Um estudo Greenpeace mostra que a concentração de material plástico nas águas atingiu níveis inéditos na história.


São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.


No oceano Pácífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. . Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica, tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.


 


Em regiões como a Califórnia, é comum achar tartarugas, leões-marinhos e focas mortos por asfixia ou lesões internas provocadas pela ingestão de plástico. O Atol de Midway, próximo ao Havaí, é o símbolo máximo da tragédia que o plástico impinge aos mares. Por capricho das correntes marinhas, o atol recebe diariamente o entulho plástico proveniente do Japão e da costa oeste dos Estados Unidos.


O lixo de Midway provoca a morte de metade dos 500.000 albatrozes que nascem anualmente no atol, os quais confundem plástico com comida. O plástico do tipo PVC, empregado em canos, brinquedos e numa infinidade de utilidades domésticas, pode conter compostos de estanho altamente tóxicos para moluscos e peixes.


Por isso tudo cuido do seu lixo e lembre que o planeta que vc vive é seu, meu e dos próximos que chegarão para habitar essa terra no futuro!


Sem mais artigos