As 136 pontes, viadutos e elevados que compõem o Trecho Sul do Rodoanel serão inspecionadas e as obras só serão retomadas após a emissão dos laudos Instituto de Pesquisas Tecnológicas e do Instituto de Criminalísticas, que investiga as causas do acidente da última sexta-feira (13).

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o secretário Estadual dos Transportes, Mauro Arce, afirmou que as obras do Rodoanel não apresentam irregularidades e que todos os dados de contratos firmados com as empreiteiras que realizam a obra passaram por auditoria do TCU e foram aprovados. O secretário rebateu ainda a informação de que as empresas tenham alterado o projeto para baratear a obra, dizendo que “isso seria possível se não houvesse uma fiscalização”.

Durante coletiva neste sábado, Mauro Arce garantiu, que não haverá burocracia na liberação das indenizações às vítimas do acidente. Arce afirmou ainda que para erros não há justificativa e tudo será apurado.

Já o diretor de Engenharia da Dersa, Paulo de Souza, disse que o Rodoanel é a maior obra viária da América Latina, com 11 mil funcionários e sem nenhuma morte registrada. Ele salientou ainda que o acidente não afetará o cronograma das obras, que deve ser entregue em março de 2010.

Além do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e do Instituto de Criminalísticas, o CREA também entrará nas investigações para apurar a atuação dos profissionais nas obras do Rodoanel.

Segundo Antônio Carlos Tosetto, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA São Paulo, o órgão poderá punir os profissionais envolvidos no projeto caso o laudo confirme as mudanças.

Acidente

Segundo especialistas, falhas na colocação ou trincas internas podem ter causado o desabamento das três vigas de 85 toneladas cada. Três veículos que passavam na rodovia Régis Bittencourt foram atingidos e três pessoas ficaram feridas. Uma delas já foi liberada do Pronto Socorro onde estava e outras duas permanecem internadas.


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Obras do Rodoanel só serão retomadas após laudos

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