Com a internet, a cultura de assistir a seriados e outros tipos de produções televisivas americanas teve um aumento impressionante. Basta dar uma olhada no Orkut, Twitter e blogs dedicados ao tema.


 


O mais interessante, porém, é observar como o verbo compartilhar entre esses teleguiados está presente. Eles dividem e espalham pela rede o link de um novo episódio de determinado seriado, uma notícia em primeira mão, uma crítica interessante… E por aí vai.


 


Por isso é bacana a existência do brasileiro Orangotag. O site tem a maior pinta de rede social, mas não gosta muito desse nome. Prefere ser chamado de um mediatracker, um mecanismo que não deixará os viciados em séries perderem um episódio de seus shows prediletos.


 


Mas vamos admitir: trata-se de uma rede social temática, dedicada à atrações não apenas americanas, mas também britânicas e, inclusive, brasileiras. Porém, o assunto tem de ser séries. Vá lá, um reality show.


 


O Virgula deu uma olhada no mediatracker criado por Fábio Spiceee  em 2007. Para participar do Orangotag, é preciso antes fazer um cadastro. Siga os passos clássicos de criar um login, senha e indicar endereço de seu e-mail, pois uma confirmação para efetuar a participação será enviada para o seu correio eletrônico em poucos segundos. O próximo passo é editar o perfil – pôr fotos e links RSS do blog, do Flickr ou del.ici.ous.


 


É bacana fornecer esses dados porque no seu perfil vai aparecer os últimos textos publicados no seu blog, links indicados no del.ici.ous e fotos do Flickr. É bem interessante.


 


Para ir atrás das séries, é só clicar na função de buscas. Conforme se digita, o site sugere qual seria a atração. O banco de dados é bem grande, inclusive com atrações que ainda não estrearam nem nos EUA, como Glee e Flash Foward. Encontrou aquela que procura? Só clicar no ícone e arrastá-lo para a caixa de Wishlist.


 


Aqui fica uma dica importante. Essa caixa de Wishlist tem um RSS próprio. Adicione-o ao seu leitor de feed, como o Google Reader, que ele sempre irá avisar quando um novo episódio da série que você gosta for exibido. Essa função é muito bacana!


 


Cada seriado tem uma página própria. Nela pode-se obter informações sobre a trama e conferir uma boa lista de todos os episódios que já foram exibidos. Cada um deles é avaliado pelos fãs. Dê sua nota e diga o que achou do capítulo. A ideia é essa mesma.


 


Um ranking exibe quais foram os episódios mais populares, mais uma função ótima. Não esqueça de sempre marcar o episódio que já foi assistido, para que o sistema esteja sempre atualizado – ele exibe no perfis quantos você já viu e faz umas brincadeiras – ao passar dos 200, por exemplo, diz que o usuário claramente não dorme. Quem ultrapassa o número 1.000 ganha uma espécie de medalha.


 


No perfil, o site exibe quais foram os últimos episódios que foram ao ar de sua atração escolhida. Também fala quais foram aqueles mais assistidos durante a semana, assim como as atrações mais populares do momento em uma nuvem de tags.


 


Outra ferramenta bem legal é que, dentro do seu perfil, o Orangotag sugere que você vire amigo de algumas pessoas que tenham gosto similar ao seu.

Sem mais artigos