O Orkut, rede social mais popular no Brasil, termina 2009 com grandes reformulações e menos popularidade. Mesmo ainda sendo o queridinho dos brasileiros, ele já não é mais o único. Twitter e Facebook já fazem parte do dia-a-dia dos nossos internautas.

De acordo um site IDG Now, especializado em tecnologia, o Orkut registrou 27,2 milhões de brasileiros em novembro deste ano, contra 8,8 milhões do Twitter e 7,1 milhões do Facebook e, os dois serviços online mais próximos em termos de penetração de mercado, segundo dados da consultoria Ibope Nielsen Online.

O crescimento das duas redes – que começaram o ano com 589 mil e 274 mil usuários no Brasil, respectivamente – é baseado tanto no mercado internacional como na adoção do Twitter pelos canais de televisão brasileiros. Quem nunca ouviu a Ana Maria Braga ou o apresentador Otávio Mesquita pedindo para os telespectadores acessarem o Twitter de seus respectivos programas?

 

Esse crescimento, porém, não significa uma ameaça à rede a curto prazo. a adoção do Orkut entre os brasileiros é tão grande (nada menos que 75% dos internautas acessam o serviço) que é difícil imaginar outra rede tomando o posto de mais popular nos próximos anos.

 

Sem mais artigos