Encontrar amigos, conhecer gente com os mesmos interesses e até arrumar namorado (a). O Orkut serve para tudo isso, mas também pode ter uma utilidade bem mais nobre: ajudar seus usuários a encontrar trabalho.
 
São incontáveis as comunidades específicas para estágios, frilas ou empregos fixos, mas é sempre bom ficar atento para o conteúdo de cada uma. Grupos com poucos integrantes ou que deixem mensagens no estilo “ganhe $ sem sair de casa” costumam ser perda de tempo. O mesmo vale para aquelas que estão há muito tempo sem receber novas mensagens.
 
O ideal, logo de cara, é refinar a busca, por cidade ou mesmo por área de atuação. Para quem quer uma vaga em jornalismo, por exemplo, um bom começo é a comunidade Trabalho para Jornalistas, com quase 18 mil membros. Vários tópicos são criados diariamente e, além das ofertas de vagas, muitas informações e dicas são compartilhadas.
 
A Vagas para Jornalistas tem menos postagens e um número bem menor de membros (quase 3 mil), mas também está sempre com novas vagas disponíveis.
 
As duas comunidades servem tanto para profissionais já formados quanto estudantes, mas existe ainda uma boa opção específica para aqueles que buscam um estágio, a Estágios em Jornalismo.
 
Já para quem procura um extra, a comunidade do Freela.com.br pode ajudar. Ela não é destinada apenas a jornalistas, mas frequentemente recebe avisos de vagas para redatores ou revisores, por exemplo.

Sem mais artigos