No próximo dia 7 conheceremos os vencedores da 82ª edição do Oscar. E, este ano, a disputa na categoria principal está ainda mais acirrada, já que são dez concorrentes.

Esta é a primeira vez que tantos filmes estão na disputa desde 1943, quando Casablanca bateu outros nove candidatos.

Desde então e até 2009, apenas cinco nomes disputavam a categoria Melhor Filme.

A duas semanas da premiação, ainda dá tempo de assistir nove dos indicados, todos ainda em exibição no Brasil (apenas Um Sonho Possível ainda não estreou). E, claro, escolher para quem torcer.

Saiba um pouco sobre cada um dos concorrentes:

Avatar
Direção: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Michelle Rodriguez
Um ex-fuzileiro naval paraplégico é enviado ao planeta Pandora, onde conhece a raça Na’vi. Com cultura e língua diferentes, eles entram em conflito com os humanos. O filme usa inovadoras técnicas de 3D e é o mais caro da história, com um orçamento de US$ 500 milhões.


Guerra ao Terror
Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Evangeline Lilly
Considerado a maior ameaça a Avatar no Oscar, o filme mostra de perto a experiência de um grupo de soldados que combate no Iraque. Tudo que eles desejam é voltar para casa, mas a guerra parece cada vez mais longe do fim e suas tarefas só aumentam, em quantidade e em risco.

Amor Sem Escalas
Direção: Jason Reitman
Elenco: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick
Pago para viajar pelos Estados Unidos despedindo funcionários de empresas em crise, Ryan Bingham (Clooney) sempre se contentou com um estilo de vida desapegado e já nem se abala com a crueldade de seu trabalho. Entretanto, a nova chefe de Ryan, Natalie Keener (Kendrick), quer cortar as despesas da empresa e, assim, tirar suas tão apreciadas viagens.


Bastardos Inglórios
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Christoph Waltz, Eli Roth
Quentin Tarantino levou a ação para a Segunda Guerra Mundial, na França ocupada pelos nazistas, onde duas histórias se cruzam. Os bastardos do título são judeus, comandados pelo tenente Aldo Reine (Pitt), que tem como missão exterminar o maior número possível de nazistas. Ao mesmo tempo, a jovem judia Shoshanna busca sua própria vingança contra o comandante nazista responsável pela morte de sua família.

Distrito 9
Direção: Neill Blomkamp
Elenco: Sharlto Copley, Jason Cope e David James
Com uma linguagem inovadora na ficção científica e usando o gênero para denunciar o racismo, foi produzido por Peter Jackson (Senhor dos Anéis). Extra-terrestres chegam à Terra e são confinados em uma área longe dos humanos, praticamente um gueto, na África do Sul. Mas nem todas as pessoas concordam com o tratamento que eles recebem.

Educação
Direção: Lone Scherfig
Elenco: Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Emma Thompson
No início dos anos 60, a jovem Jenny precisa decidir se segue sua vocação como estudante exemplar e tenta uma vaga em Oxford ou se aceita a opção representada pelo homem mais velho com quem se envolve. Escolhido pelo público como melhor filme na Competição Internacional do Festival de Sundance de 2009 e recebeu indicações ao Oscar nas categorias filme, atriz (Carey Mulligan) e roteiro adaptado.

Preciosa – Uma História de Esperança
Direção: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Mariah Carey
A jovem Claireece tem uma vida terrível, sendo abusada pela mãe e violentada pelo próprio pai. Grávida do segundo filho, ela não tem muitas esperanças até que começa a frequentar uma escola e percebe que pode mudar sua vida. Indicado a quatro categorias do Oscar, sendo que Mo’Nique é a grande favorita ao prêmio de atriz coadjuvante.

Um Homem Sério
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Sari Wagner Lennick
Larry tem problemas com um irmão folgado e aproveitador, um filho rebelde e uma filha que rouba seu dinheiro para fazer uma plástica no nariz. Para piorar, sua esposa o deixa por causa de um colega de trabalho e ele vê seu cargo de professor em uma universidade ameaçado. Para saber o que fazer, ele decide consultar três rabinos diferentes.

Up – Altas Aventuras
Direção: Pete Docter e Bob Peterson
Segunda animação a concorrer ao prêmio principal em toda a história do Oscar (a primeira foi A Bela e a Fera, em 1991), tem como personagem principal um idoso que se recusa a ir para um asilo. Ele então prende centenas de balões em sua casa e levanta vôo, levando junto um pequeno escoteiro. Os dois acabam vivendo uma aventura em plena floresta amazônica.

Um Sonho Possível
Direção: John Lee Hancock
Elenco: Sandra Bullock, Tim McGraw, Kathy Bates
Único dos candidatos ainda inédito no Brasil, só poderá ser visto nos cinemas depois do Oscar, já que sua data de estreia é 11 de março. Apoiado principalmente na elogiadíssima atuação de Sandra Bullock, o drama conta a história de Michael Oher, um menino adotado que se transforma em um bem sucedido jogador de futebol americano.


int(1)

Oscar 2010: confira cada um dos indicados a Melhor Filme

Sair da versão mobile