A partir de 2010, serão dez os concorrentes ao Oscar de Melhor Filme. A mudança foi anunciada nesta quarta (24), por Sid Ganis, presidente da entidade responsável pela premiação, a Academy Motion Picture Arts and Sciences.

Há mais de seis décadas a categoria contava com apenas cinco finalistas. De acordo com Ganis, a alteração será “um retorno às antigas raízes” do Oscar, que no dia 7 de março de 2010 chega a sua 82ª edição.

Durante mais de dez anos, em suas primeiras edições, a premiação teve mais de cinco indicados. Durante nove anos o número de filmes chegou a dez, enquanto por dois anos (1931 e 1932) foram oito e, em 1934 e 1935, doze.

A última vez em que mais de cinco filmes concorreram foi em 1943, quando Casablanca levou a estatueta, deixando outros nove longas para trás. 

“Ter dez indicados a Melhor Filme vai permitir que os votantes da Academia reconheçam e incluam alguns dos fantásticos filmes que às vezes aparecem em outras categorias, mas que ficam de fora da corrida pelo prêmio principal”, justificou Ganis.

Os indicados à 82ª edição do Oscar serão anunciados no dia 2 de fevereiro de 2010. A premiação acontece no dia 7 de março, novamente no Teatro Kodak, no Hollywood&Highland Center.

Sem mais artigos