Uma grande “Palhaceata” tomou conta nesta quarta-feira (25) das ruas do centro de Florianópolis, na inauguração oficial da 8ª edição do Anjos do Picadeiro, evento que reúne por um semana na capital catarinense palhaços e estudiosos provenientes das ruas, circos, universidades e cabarés de várias partes do Brasil e do mundo.


 


A já tradicional “Palhaceata” percorreu vários pontos do centro da cidade em uma grande festa com público, e com uma homenagem especial à cultura local através do boi-de-mamão, uma das tradições folclóricas mais antigas de Florianópolis.


 


Em oficina aberta aos moradores, o artista plástico local Valdir Agostinho montou uma Bernunça – típico personagem do folclore ilhéu presente nas festas do boi-de-mamão – para desfilar pela cidade.


 


Também fez parte da “Palhaceata” um grande polvo confeccionado com 2.200 balões infláveis pelo palhaço argentino Tomate, que se mostrou muito emocionado com o desfile.”É até difícil dizer o quanto estou emocionado com nosso desfile. A sensação de ver todas essas pessoas juntas é indescritível”, disse Tomate.


 


O também argentino Chacovachi foi outro que não escondeu a emoção de desfilar pelas ruas de Florianópolis.”Sou palhaço há 30 anos, trabalho em circo, teatro, mas nada para mim se compara a esse contato com o público, com o que acontece quando estamos na rua”, afirmou à Efe Chacovachi, que também é o responsável pela organização da “Palhaceata”.


 


Os moradores da capital catarinense acompanharam todo o desfile, muitos deles acompanhados de crianças, como o engenheiro Moacir Dacoregio, que levou sua neta Bianca, de 3 anos, para assistir à passeata.”É muito gostoso ver essa alegria toda aqui no centro. Quando contamos para a minha netinha que as ruas estariam cheias de palhaços ela ficou muito feliz, e eu como avô não poderia deixar de trazê-la”, disse.


 


A “Palhaceata”, que reuniu aproximadamente 100 palhaços, segundo o realizador da 8ª edição do Anjos do Picadeiro, o artista João Carlos Artigos, foi encerrada no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis, com uma “grande batalha do bem contra o bem”, na qual os participantes se dividiram em dois grandes “exércitos” para uma guerra de balões recheados com água e farinha.


 


Após a festa, João Carlos Artigos comentou sobre o sucesso do evento e o “trabalho” para que ele seja um sucesso.”A idade vai chegando e fica difícil acompanhar esse povo todo. Mas a satisfação de ver tudo dando certo não tem preço, e quando acabar já estarei morrendo de saudades”, disse.


 


A 8ª edição do Anjos do Picadeiro acontece até o próximo domingo (29), reunindo nomes importantes do mundo circense em 41 atrações, sendo 12 internacionais e 29 nacionais.


 


O evento tem espetáculos com entrada gratuita e ingressos a preços populares em vários pontos da capital catarinense.




 


int(1)

Palhaços de todo o mundo tomam conta das ruas de Florianópolis

Sair da versão mobile