Novos estudos mostram que a degradação ambiental na China pode provocar a extinção dos pandas gigantes em, no máximo, três gerações. Instituições internacionais, como o Fundo para a Conservação dos Pandas Gigantes, estão preocupadas com a redução do habitat natural dos animais.

Os pandas são conhecidos por não se reproduzirem facilmente. Um dos principais problemas que agravam a situação, segundo especialistas, são as estradas que estão sendo construídas no interior da China , que cortam os territórios dos pandas e dificultam a formação de casais.

Outro problema é que com o habitat reduzido diminui também a variedade dos cruzamentos. Quanto menor a diversidade genética maior será o risco de doenças para os poucos pandas que ainda vivem soltos na natureza, debilitando ainda mais a capacidade da espécie se reproduzir.

Existem somente cerca de 1,6 mil pandas vivendo soltos na China e apenas 180 nasceram em cativeiro até agora. Isso significa que a extinção está próxima caso algo não seja feito rapidamente.

Sem mais artigos