O escritor americano Tom Wolfe, um dos papas do “new journalism”, está no Brasil para uma série de palestras. Ele veio para um evento do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento, que acontece nesta segunda (16), em Porto Alegre, e terça (17), em Salvador.

Tom Wolfe é dono de uma extensa e influente bibliografia, incluindo títulos de ficção como Fogueira das Vaidades (que virou filme com Tom Hanks) e Eu Sou Charlotte Simmons; longas reportagens romanceadas como Os Eleitos (sobre os primeiros astronautas; também levado às telas) e o Teste do Ácido do Refresco Elétrico (sobre a primeira geração do LSD e da psicodelia) e comentário cultural ácido como A Palavra Pintada e Radical Chique e o Novo Jornalismo.

“Novo Jornalismo” é o nome do “movimento” dentro do qual se costuma catalogar Tom Wolfe. Isso porque, ao lado de Truman Capote e Gay Talese, o escritor deu contornos literários à reportagem, criando um gênero envolvente e aprofundado, propositalmente distante da suposta “isenção” fria do jornalismo cotidiano. Teste do Ácido e Os Eleitos são exemplos clássicos deste tipo de abordagem.

Além das palestras abertas ao público em Porto Alegre e Salvador, o escritor americano fará uma palestra fechada na quinta (19) em São Paulo, na Editora Abril.

Tom Wolfe – Fronteiras Baksem do Pensamento

Porto Alegre
Segunda, 16, 19h30
Salão de Atos da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110, Campus Central, Porto Alegre
Preço: R$ 100,00 pelo site www.fronteirasdopensamento.com.br ou pelo tel: (51) 3019-2326

Salvador
Terça, 17, 20h
Teatro Castro Alves – Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande, Salvador
Preço: R$ 80,00 pelo site www.fronteirasdopensamento.com.br ou pelo tel: (71) 3535-0600

Sem mais artigos