Sir Paul McCartney completa hoje 67 anos hoje (18) e reúne, só em carreira-solo e em suas colaborações com outros músicos e bandas, mais de 40 álbuns, em uma trajetória tão extensa quanto variada. Muito mais do que um ex-Beatle, o mulittinstrumentista britânico já fez de tudo: rock, soul, disco music, pop, baladas e até reggae e música eletrônica!

McCartney pode polemizar na hora de dar declarações –  já afirmou que concorda com a prisão dos donos do Pirate Bay por infração de direitos autorais e disse que quer fazer um dueto com o MGMT, por exemplo – mas, quando o negócio é música, mostra que consegue fazer tudo com competência indiscutível!

Prova disso é a música Goodnight Tonight, de 1979, em que o inglês, acompanhado pelo Wings, faz uma disco music irresistível e com uma linha de baixo nada menos que espetacular. No vídeo, ele canta (e como!), pula e toca em elegância indiscutível. A letra, simples, é daquelas que grudam na cabeça: “say anything but don’t say goodnight tonight (“diga qualquer coisa, menos boa noite, nessa noite”)”, diz o refrão.

Outra surpresa é Check My Machine, faixa-bônus do álbum McCartney II (1980). Na música, Macca experimentar uma sonoridade dominada por bateria eletrônica, efeitos de distorção e uma voz que parece a de um robô. O resultado é tão moderno quanto qualquer banda indie atual e, curiosamente, virou hit entre a galera que gosta de samba-rock (?).

E você sabia que Paul McCartney também arrisca no reggae? Em C Moon, bonus track do álbum Red Rose Speedway (1973), o ex-Beatle criou uma canção que transita com segurança pelo ritmo, sem  abandonar sua sonoridade mais característica.

A linda My Old Friend, de 1993, é outra preciosidade. McCartney faz uma parceria com o lendário cantor rockabilly Carl Perkins, um de seus ídolos, em canção gravada durante uma de suas excursões pelos EUA. A música foi gravada para o álbum Tug of War (1982), de Paul, mas só saiu em Go Cat Go!, último álbum de Perkins que foi lançado em 1996.

Em 1993, Paul McCartney se juntou ao produtor e baixista do Killing Joke, Youth, para criar o projeto de música eletrônica The Fireman, que já lançou três álbuns- o mais recente foi Electric Arguments (2008). O primeiro CD do duo, Strawberries Oceans Ships Forest (1993), traz  faixas como a ambient/trance Celtic Stomp, em que o inglês voltou aos experimentos e manipulações sonoras que o interessam desde a época dos Beatles, como no clássico Tomorrow Never Knows.

Confira abaixo os vídeos das músicas – e parabéns para Paul McCartney!

Paul McCartney completa hoje 67 anos. Confira músicas inusitadas de sua carreira!

Sem mais artigos