O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua liderando a corrida pela presidência da República, mas a primeira-ministra e provável candidata petista para 2010, Dilma Rousseff, diminuiu a diferença. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (20), Serra aparece com 37% das intenções de voto, 14% a mais que Dilma, que obteve 23%.

Já Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro lugar, com 13%, seguido da senadora Marina Silva (PV), com 8% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somam 9% e os indecisos, 10%. No cenário sem o nome de Ciro, Serra vai a 40% e Dilma, 26%. Marina Silva atingiria 11%.

Na última pesquisa do Datafolha realizada em agosto, Serra liderava com 36%, Dilma tinha 17%, Ciro estava com 14% e Marina com 3%. Na ocasião, a pesquisa mostrava a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) com 12%, mas ela desistiu de concorrer à Presidência para disputar o Senado.

Segundo turno

Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos. No entanto, em um eventual segundo turno entre Serra e Dilma, o governador de São Paulo alcançaria 49% das intenções de voto contra 34% da petista.

Quando o Datafolha testou um possível segundo turno entre o governador e Ciro Gomes (PSB), o tucano ganha com 51% contra 28%.

Sem mais artigos