Aos 31 anos, completos nesta sexta-feira (12), o músico Pete Doherty hoje é muito mais conhecido pelo seu envolvimento profundo com as drogas e pelo “visual londrino” que encantou estilistas importantes como Hedi Slimane e Karl Lagerfeld do que pela sua música. Suas bandas, seus projetos e até sua carreira como letrista afiado ficaram escondidos debaixo dos jornais que não cansam de estampar sua baby face em manchetes escandalosas.

 

No começo dos anos 2000, a banda Libertines, formada por Doherty e Carl Barât, injetou um pouco de ânimo na cena do rock inglês. Dissimulando uma ambiguidade sexual no palco, se esfregando em Bârat e com letras instigantes, Doherty parecia uma grande promessa para a mídia especializada.

 

 

Os problemas do músico com as drogas e suas prisões porém, fez com que a banda acabasse antes de cumprir as promessas escritas pela imprensa de música. Entretanto, Pete prossegue e cria a Babyshambles, que já lançou dois álbuns e promete um inédito agora em 2010. Também faz um projeto solo: o  Grace/Wastelands, mas nada teve a mesma energia e o mesmo alcance midiático que os Libertines.

O que cada vez mais chamava a atenção da imprensa não era sua música e sim seu envolvimento com as drogas e seu tumultuado e fotografado romance com Kate Moss.

Porém, um vídeo vendido por algum amigo junkie de Doherty para os tablóides sansacionalistas mostrando Kate Moss cheirando carreiras de cocaína em um estúdio, prejudicou não só a carreira da modelo como foi o ponto final da relação.

 

Ele que já tinha sido preso por porte de drogas, agora arrastava sua namorada para o mesmo caminho. Mesmo assim, seu envolvimento com a moda não veio da relação com Kate, ela é anterior.

 

É importante lembrar que a imagem “london cool” de Doherty desde o início chamou a atenção dos estilistas mais poderosos da planeta. Se hoje o chapeu fedora e a calça skinny, assim como a gravata mais fina estão no armário de muitos homens, isso se deve ao olhar dos fashions designers para Doherty. E nesse ponto, sua música novamente foi encoberta pelo seu estilo.

 

Veja outras celebridades que também se acabaram nas drogas

Sem mais artigos