Os cães farejadores que se cuidem. É que a polícia da Alemanha está treinando em caráter experimental uma ave que poderá localizar rapidamente corpos em áreas de difícil acesso.

Chamada de Sherlock, o Abutre da Turquia consegue identificar o cheiro de carniça a quilômetros de distância. Assim, com um equipamento que emite sinal de GPS na pata, a polícia acredita que poderá chegar mais facilmente até um alvo.

“Um colega teve essa ideia ao assistir um programa sobre natureza”, explica o agente Rainer Herrmann, segundo o Daily Mail. “Se essa ideia vingar, vamos perder menos tempo para encontrar corpos já que as aves podem cobrir uma área muito maior que os cães”.

Sherlock, o abutre que poderá substituir cães farejadores no futuro

Sherlock consegue identificar o cheiro de carniça a quilômetros de distância (Foto: Reprodução/Daily Mail)

As aves em geral dependem principalmente da visão para localizar uma ceia. Mas esse não é exatamente o caso dos abutres, que têm um apurado feeling por cheiro e são capazes de detectar o alvo em uma mata fechada mesmo voando a mais de mil metros do chão.

Sherlock está sendo “adestrado” em Walsrode, cidade próxima a Hamburgo, no maior parque de aves do mundo. Diariamente, German Alonso, o treinador do abutre, espalha fatias de carne podre sobre pedaços de panos utilizados para cobrir cadáveres em diversos pontos do parque. A ave então é solta para procurar seu alimento e volta para os braços de seu treinador em seguida.

Mas, pelo menos por enquanto, os cães da polícia estão com o emprego garantido. Segundo Alonso, é difícil criar um Abutre da Turquia em cativeiro. Além disso, a ave precisa ser dócil e domesticada desde o nascimento.

“Precisamos criar um grupo de trabalho. Se conseguirmos fazer um trio de aves, liderado por Sherlock, então poderemos tentar objetivos mais ambiciosos”, explica o treinador.


int(1)

Polícia alemã poderá substituir cães farejadores por abutres