Não foi fácil se destacar entre vuvuzelas, pássaros com o nome de Galvão Bueno, paraguaias siliconadas e pisadas do Felipe Melo. Mas ele conseguiu: Paul, o polvo vidente, foi a grande figura da Copa de 2010.
 
Direto do aquário Sea Life, na cidade alemã de Oberhausen, o molusco acertou todos os placares do Mundial que envolveram a Alemanha, e até a da final. Um sucesso!

Como toda piada que ganha força na internet (leia-se Twitter), o octopoda virou um fenômeno virtual. Perfil no Twitter e no Formspring, funk, site… Algumas dessas brincadeiras foi arte de Flávio Steffens de Castro, de 30 anos.  Ele é responsável por @polvovidente e www.polvovidente.com.br, criado ao lado dos colegas Patrícia Tonella e Marcus Vinícius Sá. “Foi uma brincadeira nossa, sem nenhum compromisso, apenas pela diversão aqui na empresa. A ideia era entrosar a equipe, que tem um mês de vida, e gerar aprendizado”, diz ele, que sabe que não foi o único a pensar em criar um perfil de Paul no microblog.

“Se você recebe o contato do @polvovidente, vai achar engraçado, divertido. Mas se em seguida você recebe o contato do @polvoclone, @Polvoclone2 e @polvoclone3 o que você vai pensar? Não fomos nós que criamos o formspring. No fim das contas, o criador acabou contribuindo um pouco para o nosso sucesso, pois o “avatar” dele é exatamente o que usamos no Twitter”, explica ele, que ri do prazo de validade da brincadeira.

“O Twitter dele vai viver até ele nos deixar. Segundo a previsão dos biólogos, isso significa mais uns 6 meses”.

Como você faz as suas previsões? Você fez algum curso ou é talento mesmo?
Realizar previsões não é difícil. Eu simplesmente SEI. Meus avós eram polvos poloneses e ciganos. Minha bisavó foi queimada na fogueira como bruxa. Está no sangue. Engraçado que após eu acertar SETE resultados na Copa, as pessoas ainda duvidem!

Você fez algum bolão aí no aquário? Qual era o prêmio?
Sim, tivemos um bolão. Como fui eu quem sugeriu, o prêmio era um balde mariscos. Não daqueles viscosos, pegajosos e nojentos… Mas escargots direto de Cotê D’Azur, na França. Sou um polvo, mas sou refinado.

Caso realmente você não vá parar na panela, quais são os seus projetos futuros?
Hoje me ofereceram paella no almoço. Uma forma de intimidação, sei lá. Mas atualmente conto com três seguranças que evitam que essa tragédia ocorra. Ouvi dizer por aí que subcelebridades (não sei porque me chamam assim) viram DJ’s logo quando caem no esquecimento. Já fui a algumas festas de 15 anos, mas os convites estão cessando… Resta virar DJ ou ator de novela juvenil. Tenho que aproveitar meus últimos seis meses de vida, embora eu ache que os biólogos estejam sendo pessimistas demais. Talvez assim eu conquiste alguma espécie feminina. Morrer virgem não está nos meus planos.

Alguém já lhe contratou para virar guru profissional?
Por questões contratuais, que o meu assessor de imprensa me passou, não posso citar nomes. Mas grandes empresas do mercado de investimento e também governos me consultam diariamente. Você ficaria pasmo se soubesse quantas das decisões que você leu recentemente nos jornais são decididas por mim, apenas em troca de um punhado de mariscos.

Se o Lula concorresse à presidência neste ano, dizer que ele ganharia não seria um favorecimento à classe?
O Lula Molusco é um dos meus personagens favoritos do desenho do Bob Esponja. Se ele ganhasse um desenho só seu … [o assessor de imprensa intervém e explica quem é o Lula] Ahhhh, me desculpe. O presidente brasileiro, certo? Olha, ele veio recentemente se consultar comigo, fez exatamente esta pergunta, mas como ele não me pagou o que me deve prefiro manter essa carta na manga.

Quem ganha a Copa de 2014?
É difícil prever algo, quando sei que irei morrer ainda em 2011, no máximo. Eu costumo dizer, nestes casos, que a chance de acerto é um pouco menor… só de 99%. Durante essa Copa muitos brigaram comigo por eu ser sincero. Os alemães perguntaram, e eu falei que eles perderiam da Espanha. Depois queriam me matar. Ora, ser sincero agora é passível de morte? Outros reclamaram que eu passei muitos spoilers durante o evento, que contar o final de algo é um sacrilégio. Ora, debochavam de mim e depois vinham reclamar? Então decidi dar apenas algumas dicas. O vencedor da Copa de 2014 não será nenhuma surpresa, mas será um país que tem a cor branca na sua bandeira. Anotem aí.

Sem mais artigos